Santo Antônio da Platina / PR33º21º22 de Junho de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 21/06/2018

Edição ImpressaEdição 3623

Ler Jornal
HOMENAGEM

05 DE NOVEMBRO DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA

Comentar
Compartilhar
01 NOV 2017Por ANTONIO CARLOS NADALETE19h26
Diretor Regional do Sintag homenageia Técnicos Agrícolas pelo seu diaFoto: Divulgação

Os Técnicos Agrícolas completam neste ano, 106 anos de Profissão. Sua formação em Escolas Agrícolas iniciou em 1911 e atualmente são formados nas escolas Técnicas Estaduais e Federais Agropecuárias, espalhadas por todo Brasil, que formam Técnicos Agrícolas em Agricultura, Técnico Agrícola em Agropecuária, Técnico Agrícola em Florestal e outros afins.

A profissão regida pela Lei nº 5.524/68, regulamentada pelo Decreto 90.922/85, possuindo Atribuições Profissionais para exercer atividades como Responsável Técnico na Consultoria Agrícola e Agroindustrial, na elaboração de projetos, prescrição de receitas, topografia, impacto ambiental, inspeção de origem vegetal e animal e também atuam como Servidores Públicos no Governo Federal, Estadual, Municipal e na iniciativa privada, especialmente nas Cooperativas Agrícolas.

No Paraná a comemoração foi oficializada em 2004, com a Lei 14.350/04 de autoria do Deputado Estadual Elton Welter e promulgada pelo Presidente da Assembleia Legislativa.

Em nível nacional o dia do Técnico Agrícola foi oficializado com a Lei Federal nº 13.099/2015 de autoria do Deputado Federal Mendes Ribeiro e sancionada pela Presidente Dilma Rousseff. Portanto, oficialmente o dia do Técnico Agrícola é comemorado em 05 de Novembro, Essa Categoria de Técnicos Agrícolas construiu sua historia com suas próprias mãos, organizaram-se através de Associações Civis e Sindicais, conquistaram a regulamentação da profissão, o enquadramento sindical para negociações coletivas de trabalho, enfrentaram judicialmente a discriminação contra as atribuições profissionais, especialmente aquelas praticadas pelo CREA e Órgãos Públicos, SEAB e Ministério da Agricultura, e hoje exercem sua profissão com mais dignidade e mais respeito no concorrente mercado de trabalho. Mais informações sobre a categoria entre contato com o SINTAG- Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Paraná, filiado a FENATA-Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas – Site-www.sinteapr.org.br , fone –(41) 32234150 – Curitiba-Pr ou com os diretores regionais .

ANTONIO CARLOS NADALETE

  Diretor Regional do SINTAG

Unimed Vacinação

Blogs

Ver Todos os Blogs