Santo Antônio da Platina / PR33º21º20 de Fevereiro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 11/01/2018

Edição ImpressaEdição 3514

Ler Jornal
AGRICULTURA

Verão chuvoso complica colheita safra de grãos no PR

“Expectativa é uma safra menor em relação à anterior”, diz o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara

Comentar
Compartilhar
05 FEV 2018Por FAEP18h46
Seca no plantio e chuva durante desenvolvimento tem atrasado a colheita dos grãosFoto: Faep

As paisagens pelas diversas regiões do Paraná começaram 2018 de forma diferente. Ao contrário dos anos anteriores, quando colheitadeiras e caminhões faziam parte dos cenários, hoje impera as lavouras intocadas de soja e milho. A somatória de seca no plantio e chuva em excesso na fase de desenvolvimento das plantas tem atrasado a colheita dos grãos no Estado, deixando muitos produtores preocupados.

De acordo com as informações do último relatório  do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgado no dia 30 de janeiro, apenas 194 hectares de soja foram colhidos (todos na região de Pato Branco), montante insignificante perante os mais de 5,4 milhões de hectares semeados no Paraná. No milho, a situação não é muito diferente, sendo que as máquinas passaram retirando a produção de apenas 793 hectares dos 333 mil dedicados a cultura.

“Faltou chuva na largada, e agora muita água, fatores que complicaram bastante. Expectativa é uma safra menor em relação à anterior”, diz o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara. “O clima ainda é uma variável, e está bem instável. Não sabemos se terá problema [de produtividade]”, complementa Edmar Gervásio, analista da Seab.

 

 

Blogs

Ver Todos os Blogs