Santo Antônio da Platina / PR33º21º21 de Novembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 19/11/2018

Edição ImpressaEdição 3724

Ler Jornal
VOLUNSTARISMO

Artista restaura obras de arte em Santo Antônio da Platina

Comentar
Compartilhar
12 SET 2018Por Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale18h47
Marcos Almeida e amigos levaram mais cores para o Mirante do Rio das CinzasFoto: Marcos Almeida

Abandonadas pelo poder público e ignoradas por grande parte da população, as obras de arte espalhadas por vários pontos da cidade de Santo Antônio da Platina têm ganhado mais vida nos últimos anos graças a um trabalho voluntário do artista plástico Marcos Almeida, que desenvolve um projeto de sua autoria em restaurar as esculturas que fazem parte da história do município. Esse trabalho vem chamando a atenção da população e trazendo mais cores e vida às ruas, se transformando em cartões postais da cidade.

Foi no ano de 2014 que Almeida deu início ao Projeto “Cidade com Mais Cores”, quando restaurou a escultura “Os 4 elementos da natureza”, no calçadão central, com a ajuda de doações de tintas.

A escultura é pouco notada por quem transita pelo local, mas trata-se de uma série de obras produzidas pelo artista americano Jon Barlow Hudson, da cidade de Yellow Springs (Ohio) feita na década de 1990, numa passagem do artista pelo município – sendo também a única obra do escultor no Brasil.

Almeida tomou iniciativa de fazer a restauração porque a obra estava se deteriorando com o tempo e com o vandalismo. Diante do valor histórico e cultural da escultura, o artista percebeu que precisava fazer algo para que essa obra histórica não se perdesse. No mês passado, ele restaurou a obra do calçadão para preservar a sua memória.

Além de “Os 4 elementos da natureza” feita em Santo Antônio da Platina, Jon Barlow Hudson criou outras esculturas em vários países, entre os quais Austrália, México, Canadá e, ainda, 11 obras nos Estados Unidos, sete na Europa e 13 esculturas na Ásia e uma na África.

Em 2016, junto com outros voluntários e doações, Marcos Almeida conseguiu restaurar a estátua do Cristo no Morro do Bim – um dos mais belos cartões postais da cidade. “Sem a ajuda do meu falecido amigo Willian Paulo de Castilho não teria conseguido. Também recebi apoio de empresários da cidade que colaboraram com material e, inclusive, disponibilizaram um guindaste para facilitar a pintura na parte de superior da escultura. É muito gratificante poder fazer algo pela cidade que eu moro e ter a ajuda da comunidade. O Morro do Bim está muito bem cuidado agora por um grupo de senhoras”, comentou.

Neste ano, Marcos Almeida se reuniu com os amigos Carlos Roberto e Douglas Moreira para reformar o Mirante do Rio das Cinzas – localizado no quilômetro 52 da rodovia PR-439 (entre Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal). A escultura foi criada em forma de espinha de peixe que aponta para o Rio das Cinzas e também em direção à cidade. Além disso, o artista pintou o Cruzeiro que fica localizado no Morro do Valério. “Todos os trabalhos que fiz foram voluntários, sempre contando com a ajuda da comunidade e empresários, que nunca negaram doações de materiais. Agradeço a todos que estiveram ao meu lado e com certeza continuarei fazendo o meu melhor pelo município”, declarou Almeida.

 

Blogs

Ver Todos os Blogs