Santo Antônio da Platina / PR33º21º16 de Julho de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 12/07/2018

Edição ImpressaEdição 3638

Ler Jornal

Comerciantes de Cornélio Procópio podem participar do Varejo Mais em Ação

Programa, promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, foi lançado nesta quinta-feira (12) e vai atender até 35 micros e pequenas empresas do setor

Comentar
Compartilhar
13 JUL 2018Por Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa20h16

     

Varejo Mais em Ação oferecerá aos comerciantes ferramentas e estratégias para aumentar a competitividade dos negócios no mercado. Crédito: Divulgação.

O Sebrae/PR e a Fecomércio PR lançaram, na noite de quinta-feira (12), o Programa Varejo Mais em Ação, em Cornélio Procópio, no norte do Paraná. O objetivo é atender até 35 empresas do comércio varejista com workshops, palestras e consultorias individuais sobre gestão, visual de loja e atendimento ao cliente. O programa terá duração aproximada de quatro meses e será realizado na sede do Senac.

Segundo o consultor e gestor do projeto de Varejo do Sebrae/PR, Rubens Negrão, as empresas interessadas em participar devem assinar um termo de adesão. Ele afirmou que o Varejo Mais em Ação é uma versão compacta do programa Varejo Mais, que oferecerá aos comerciantes ações para promover e aumentar a competitividade no mercado.

O cronograma da capacitação inclui o autodiagnostico e plano de ação individuais para cada empresa; treinamentos em finanças, voltados para controles e gestão; orientações sobre visual de loja, com técnicas de iluminação, layout, design de fachada; na área de vendas, os empresários e seus colaboradores serão treinados para melhorar o atendimento ao cliente.

A consultora do Sebrae/PR em Cornélio Procópio, Gabriela Lima, destacou que o programa foi moldado de acordo com a realidade dos empresários que, muitas vezes, têm dificuldades para se ausentar da empresa. “A carga horária foi distribuída para facilitar a participação em todos os módulos”, afirmou. Segundo ela, as ações oferecidas pelo Varejo Mais em Ação realmente farão a diferença no dia a dia das empresas.

O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, disse que a cidade está entre os 26 municípios paranaenses a conquistar o programa graças ao trabalho articulado pelos parceiros locais. “Sessenta e três sindicatos disputaram a oportunidade de ter o Varejo Mais em Ação em 2018. A cidade de Cornélio Procópio concorreu com mais de 200 municípios para receber o programa”, destacou. Para ele, isso demonstra a importância dos sindicatos e associações de classe representativas, que trabalham pelo desenvolvimento local.

Segundo Paikan, o programa já capacitou mais de 53 mil empresas em todo o Paraná desde 2004. Ele apontou que a participação de 35 empresas do comércio pode mudar a realidade econômica não só dos negócios, mas do município como um todo. “Essas empresas se tornam referência por aplicar as ferramentas ensinadas no programa e se destacam. E, aí, os outros empresários começam a entender que o processo contínuo de capacitação traz benefícios para os negócios e a cidade”, avaliou.

A articulação do Sicov, ACECP e Câmara da Mulher Empreendedora foi fundamental para trazer o Varejo Mais em Ação aos empresários de Cornélio Procópio. Crédito: Divulgação.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Cornélio Procópio (Sicov), Valter da Silva Barros, lembrou que a primeira cidade a receber o Varejo Mais foi Cornélio e a participação dos empresários promoveu grandes mudanças no comércio local. “Espero que os comerciantes aproveitem essa oportunidade. Cornélio Procópio tem um comércio forte e o intuito da Fecomércio é que ele cresça ainda mais”, destacou.

A vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (ACECP), Luiza Emiko Suguiama de Oliveira, que possui uma loja de calçados na cidade, contou já ter participado do programa no passado e garantiu que valeu a pena. “Fez muita diferença no negócio”, afirmou. Ela ressaltou a importância da parceria entre as entidades locais para trazer o treinamento novamente ao município.

A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Cornélio Procópio, Alice Tavares de Oliveira, disse que é preciso ter uma visão inovadora dos negócios e que a busca por conhecimento e novas soluções é o melhor caminho para crescer. Ela fundou seu negócio há 32 anos e hoje comanda uma cafeteria e uma fábrica de chocolates na cidade. “Eu já utilizei muitas vezes os serviços do Sebrae/PR e vou participar do programa”, adianta.

O empresário Cleoso Marques disse que pretende colocar suas três empresas para participar do Programa Varejo Mais em Ação. “Estou sempre buscando algo diferente e melhor”, contou. Para ele, a capacitação representa uma grande oportunidade para os comerciantes da cidade.

O programa conta com a parceria do Sicov, ACECP, Câmara da Mulher Empreendedora e apoio da Prefeitura de Cornélio Procópio. O termo de adesão deve ser preenchido e entregue até 20 de julho na sede da ACECP, que fica na rua Amazonas, 21. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (43) 3524-1535 ou 3524-1682, com o Alexandre. Neste semestre, outros cinco municípios do norte do Paraná receberão o Varejo Mais Ação: Porecatu, Sertanópolis, Lunardelli, Arapongas e Jandaia do Sul.

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

 

Blogs

Ver Todos os Blogs