Santo Antônio da Platina / PR33º21º21 de Setembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 17/09/2018

Edição ImpressaEdição 3683

Ler Jornal
HIDRELÉTRICA

CTG Brasil coloca 720 mil peixes no Paranapanema

Com solturas realizadas de 1º a 22 de fevereiro, companhia deu continuidade ao seu programa de repovoamento dos reservatórios da região

Comentar
Compartilhar
26 FEV 2018Por Da Assessoria16h44
Em março, os lagos das oito usinas serão contemplados com mais 400 mil peixes de espécies nativasFoto: Divulgação

Reservatórios de hidrelétricas do rio Paranapanema receberam 720 mil novos peixes, soltos pela CTG Brasil como parte de seu programa de manejo pesqueiro. O lote de pacus, piaparas, piaus-três-pintas, curimbatás e piaussus foi dividido em nove solturas, iniciadas no dia 1º de fevereiro e concluídas na semana passada.

Em março, os lagos das oito usinas operadas pela CTG Brasil no Paranapanema serão contemplados com mais 400 mil peixes de espécies nativas, totalizando 1,120 milhão de novos exemplares soltos no primeiro trimestre de 2018. A meta da companhia é colocar 1,5 milhão de peixes a cada ano nos reservatórios das hidrelétricas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana.

“Cumprimos com essa meta anualmente no rio Paranapanema e em 2018 não será diferente”, afirma o gerente de Meio Ambiente da CTG Brasil, Rogério Marchetto. Ele explica que os peixes para repovoamento são produzidos na Estação de Piscicultura que a CTG Brasil mantém em Salto Grande (SP), “com espécies nativas de valor econômico e cultural para os moradores da Bacia do Paranapanema e visando à manutenção da biodiversidade do rio”.

O coordenador do programa de manejo pesqueiro, biólogo Norberto Vianna, conta que além das espécies presentes nas primeiras solturas do ano, são utilizadas outras, como lambari, dourado e piracanjuba. Quanto aos locais de soltura, Vianna explica que eles oferecem boas condições de abrigo e alimentação, e ainda facilitam a dispersão dos novos peixes pelo rio Paranapanema e afluentes, “contribuindo para o repovoamento e atendendo as necessidades das comunidades ribeirinhas e do turismo da pesca”.

“Sempre priorizamos as espécies nativas que são importantes para a localidade, com o foco na preservação dos peixes em cada região”, ressalta Marchetto, sobre as atividades de repovoamento realizadas pela CTG Brasil.

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW.  Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

 

 

 

Blogs

Ver Todos os Blogs