Santo Antônio da Platina / PR33º21º21 de Setembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 17/09/2018

Edição ImpressaEdição 3683

Ler Jornal
NEGÓCIO A NEGÓCIO

Em parceria com a Uenp, Sebrae/PR realiza consultorias gratuitas em 40 empresas de Cornélio Procópio

Comentar
Compartilhar
20 NOV 2017Por Da Assessoria18h48

Atendimento, por meio do Programa Negócio a Negócio, foi realizado pela primeira vez por um grupo de estudantes do curso de Administração da universidade

O Sebrae/PR e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) realizaram 80 visitas em 40 micro e pequenas empresas de Cornélio Procópio, entre os meses de agosto e outubro, para atender e orientar os empresários, individualmente, na gestão dos seus negócios. O trabalho foi realizado dentro do Programa Negócio a Negócio, que é oferecido gratuitamente pelo Sebrae Nacional.

O consultor do Sebrae/PR, em Cornélio Procópio, Diego Shiinoki, conta que, como a Uenp já realiza um trabalho semelhante, neste ano, as duas instituições atuaram em parceria. “Fizemos a capacitação de estudantes do curso de Administração para a aplicação da metodologia do Negócio a Negócio”, informa.

De acordo com Shiinoki, as alunas do segundo e terceiro ano foram habilitadas para executar os atendimentos nas empresas participantes do programa, com a supervisão de um tutor. “Um professor acompanhou todo o trabalho e monitorou a qualidade do atendimento”, afirma. A parceria deu tão certo que o Sebrae/PR pretende aumentar o número de empresas atendidas pelo programa em Cornélio Procópio e na região no próximo ano.

O coordenador do curso de Administração da Uenp, Luiz Eduardo de Araujo, diz que a universidade aproveitou a estrutura do Projeto Ajude, que atende empresários da cidade por meio de convênios com instituições locais. “Foi o primeiro contato dos alunos com o trabalho de consultoria”, revela. Para ele, o Negócio a Negócio proporcionou que as estudantes tivessem uma aproximação com as empresas e os problemas que elas enfrentam no dia a dia. “Pretendemos renovar a parceria e fazer com que o programa se torne permanente”, diz.

Na avaliação do professor-adjunto do curso de Administração da Uenp, Tayso Silva, que orientou o trabalho do grupo, o projeto cumpre bem a missão da universidade, de “contribuir para o desenvolvimento regional”. “O curso é um forte agente para o desenvolvimento. Afinal, as micros e pequenas empresas, um dia, poderão se tornar grandes empresas geradoras de empregos”, justifica. A parceria também foi importante, acrescenta o professor, para as alunas fixarem o conteúdo e desenvolverem habilidades de aplicação na prática.

Para a aluna do segundo ano do curso de Administração da Uenp, Iáscara Alves Schiavinato, a participação no programa proporcionou uma grande bagagem de conhecimento. Ela conta que, na primeira visita, foi aplicado um questionário com os empresários para extrair as principais informações sobre a gestão das empresas. “Depois, montávamos um plano de ação e, na segunda visita, explicávamos o que eles poderiam fazer para melhorar”, descreve. Ela diz ter gostado do trabalho de consultoria. “É muito interessante.”

A administradora de uma loja de confecções de Cornélio Procópio, Eclea Izabel Langer, recebeu a visita das estudantes e diz que as sugestões propostas ajudaram bastante no negócio iniciado há apenas três meses. “A gente não tinha experiência em comércio”, confessa. Para Eclea, as dicas mais interessantes e que já estão sendo colocadas em prática na loja são referentes ao controle de notas, do caixa e das mercadorias, e também sobre como realizar promoções. “As orientações estão sendo muito bem aproveitadas”, garante.

O Negócio a Negócio já atendeu mais de um milhão de empreendedores individuais e microempresas em todo o país. O programa começou no segundo semestre de 2009 e hoje é um dos instrumentos mais importantes do Sebrae para o atendimento presencial.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa - empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa - Regional Norte: Amanda de Santa - (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598

Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895

Blogs

Ver Todos os Blogs