Santo Antônio da Platina / PR33º21º20 de Setembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 17/09/2018

Edição ImpressaEdição 3683

Ler Jornal
ARAPOTI

MP destaca recuperação de fazenda que abrigou escravos

Os investimentos a serem realizados para restaurações e reconstruções podem chegar a R$2 milhões

Comentar
Compartilhar
20 FEV 2018Por Da Assessoria18h22
Fazenda abriga um cemitério onde eram sepultados os escravosFoto: Notícias de Arapoti

Em Arapoti foram iniciadas neste mês as tratativas para o tombamento do remanescente da Fazenda Boa Vista, conjunto arquitetônico de valor histórico e cultural que, entre outras edificações, abriga um cemitério em que estão sepultados escravos do período colonial e uma capela utilizada até hoje pela comunidade quilombola que vive na região. Também começaram a ser feitos estudos para a recuperação da área.

O trabalho de preservação das edificações e o processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) são medidas propostas pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Arapoti, que começam a ser efetivadas a partir de Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a empresa agropecuária proprietária da propriedade rural e o MPPR.

Investimentos e visitas de escolas – No dia 1º de fevereiro foi realizada reunião na Promotoria de Justiça para apresentação do andamento dos termos acordados no TAC. Segundo o agente ministerial responsável pela comarca, os trabalhos estão sendo realizados nos prazos estabelecidos. Os investimentos a serem realizados para restaurações e reconstruções podem chegar a R$2 milhões. O complexo arquitetônico permanece sob os cuidados da empresa, com livre acesso para a comunidade quilombola que utiliza o espaço. Também ficou acertado com o Município de Arapoti que o local receberá visitações de alunos das escolas públicas municipais.

 

Blogs

Ver Todos os Blogs