Santo Antônio da Platina / PR33º21º22 de Outubro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 17/10/2018

Edição ImpressaEdição 3704

Ler Jornal
MST

Protesto libera cancelas do pedágio de Jacarezinho

Manifestação acontece uma vez por ano e homenageia as vítimas do Massacre de Del Dourado do Carajás, em abril de 1996, no Pará, onde 21 pessoas morreram em confronto com a polícia

Comentar
Compartilhar
17 ABR 2018Por Gladys Santoro18h20
Foto: Divulgação

Cerca de 60 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terras (MST) invadiram na manhã desta terça-feira, 17, a praça de pedágio da Econorte, que faz divisa entre a Jacarezinho (PR) e Ourinhos (SP), pela BR 153. Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, o grupo chegou por volta das 10 horas e abriu as cancelas. “Eles ficaram o dia todo”, disse a assessora, que afirmou que não houve violência. Ela também contou que a outra praça de pedágio da Econorte, que fica em Jataizinho, também foi invadida, mas o movimento terminou por volta das 16 horas. Em Jacarezinho, o movimento estava previsto para acabar às 17 horas. “A polícia esteve no local e conversou com o grupo. Eles disseram que era um protesto em alusão ao Abril Vermelho”, explicou.

No Paraná, o MST invadiu cinco praças de pedágio.

Abril Vermelho - Abril Vermelho se refere ao massacre que deixou 21 mortos no Pará em 1996. A partir daquela data, o grupo passou a se manifestar uma vez por ano no mês de abril.

O Massacre de Eldorado dos Carajás aconteceu no município de mesmo nome, que fica a cerca de 750 km de Belém. Na ocasião, uma marcha de trabalhadores rurais ia para a capital quando a Polícia Militar chegou ao local e recorreu à força para tirar os manifestantes da rodovia que os sem-terra obstruíam.Ao todo, 21 pessoas morreram: 19 delas na hora e outras duas depois, em decorrência de ferimentos. Desde então, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) se mobiliza, em um movimento ao qual chamou de "Abril Vermelho”. A jornada nacional tomou como símbolo o massacre e reivindica a reforma agrária.

Blogs

Ver Todos os Blogs