Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Setembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 17/09/2018

Edição ImpressaEdição 3683

Ler Jornal
ESTIAGEM PROLONGADA

Volume do reservatório Chavantes está 38% mais baixo que 2016

Comentar
Compartilhar
20 OUT 2017Por Da Redação17h49
Imagem da Ilha do Ponciano, em Carlópolis, que mostra exatamente os efeitos da estiagemFoto: Antônio de Picolli / Tribuna do Vale

A China Three Gorges Corporation (CTG) Brasil, responsável pela administração do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes está com volume 38% mais baixo que o ano anterior nesse mesmo período. Ontem, a empresa registrou 41% do volume normal de operação, diferente de 2016, que foi registrado 79%. A CTG Brasil justifica que essa queda está diretamente relacionada com a menor incidência de chuvas em comparação a 2016. Em nota à imprensa, a empresa informou que apesar da estiagem, a operação da usina e do reservatório segue normalmente.

Nesta semana, a equipe da Tribuna do Vale registrou uma imagem da Ilha do Ponciano, em Carlópolis, que mostra exatamente os efeitos da estiagem. O barranco  às margens da represa está bem extenso. O tempo seco e as altas temperaturas registradas nos últimos dias continuam contribuindo para essa baixa no volume da água.

A empresa destaca que o Brasil possui o SIN (Sistema Interligado Nacional), que faz a interconexão dos diversos sistemas elétricos, por meio de uma ampla rede de transmissão que atende o território nacional integrando os recursos. Graças a esse sistema que propicia a transferência de energia entre as várias regiões, o mercado é abastecido com segurança.

Rio Paranapanema Energia

A Rio Paranapanema Energia, uma empresa da China Three Gorges Corporation (CTG) no Brasil, opera e administra 10 usinas hidrelétricas, oito ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, e duas PCHs, no Rio Sapucaí-Mirim, nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, em São Paulo. Juntas, essas operações contam com 2.274 megawatts (MW) de capacidade total instalada.

Blogs

Ver Todos os Blogs