Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Outubro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 18/10/2017

Edição ImpressaEdição 3460

Ler Jornal
COLUNA

Paçoca com Cebola

Claudio Osti: Jornalista, publicitário, curioso e bem humorado.

Escola federal fará cursos para municípios do Cindepar

Comentar
Compartilhar
30 MAI 2017Por Paçoca com Cebola17h41

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério do Planejamento, realizará no Paraná, cursos especiais para qualificação de funcionários públicos municipais. A definição das ementas e o esboço do calendário das aulas serão propostos amanhã, em Londrina, durante o lançamento da parceria que a instituição estará formalizando com o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar). O evento será às 8h30 no Senai da Rua Belém, 844, centro da cidade, e é voltado a prefeitos, secretários municipais, vereadores e presidentes de Câmaras do Estado.
Após a cerimônia de abertura do evento será realizada a palestra “A Gestão Pública e os Desafios da Governança Contemporânea”, com o mestre em Administração da Fundação Getúlio Vargas, Gilberto Porto Barbosa, de Brasília, especialista em Gestão Estratégica pela Harvard Business School. Em seguida, os organizadores e participantes definirão os cursos a serem realizados durante o biênio 2017 e 2018.

O convênio entre o Cindepar e o Enap foi acertado pela direção do consórcio, que contou com as articulações do deputado federal Alex Canziani (PTB). “O consórcio cresce a olhos vistos, e agora estamos enveredando por novos caminhos”, avalia o parlamentar, que apadrinhou a associação e iniciou as primeiras conversas com a Enap.

O QUE É – A Escola Nacional de Administração Pública é uma reconhecida escola de governo que oferece formação e aperfeiçoamento em administração pública. As áreas e os eventos de aprendizagem em que atua vão desde a educação continuada até a realização de projetos especiais, passando por formação de aperfeiçoamento de carreiras, pós-graduação e pesquisas. Segundo o diretor-executivo do Cindepar, Arquimedes Ziroldo, o intercâmbio da associação com a escola federal vai possibilitar um ganho importante para a formação dos funcionários públicos que pertencem aos municípios de abrangência do consórcio, o que vai refletir positivamente na qualidade do atendimento à população.

Os cursos para os municípios do consórcio serão gratuitos e basicamente na modalidade “à distância”, mas alguns poderão ser realizados presencialmente, como o primeiro, que já foi definido através da parceria. O curso de “pregão eletrônico” será realizado dias 8 e 9 de junho oferecendo 40 vagas. As aulas acontecerão na sede do Instituto Federal do Paraná, em Londrina.

ERA SÓ ASFALTO – O Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná foi criado há quase quatro anos para enfatizar programas de baixo custo voltados ao recape asfáltico de vias públicas. Começou com a união de 11 municípios na região de Astorga, mas hoje cresceu bastante e já comporta 124 cidades de todo o Estado.

O consórcio, que já tem 16 máquinas e equipamentos, estará iniciando em breve um programa especial para realizar pavimentações asfálticas completas, e já atua para reativar e administrar uma fábrica de tubos de concreto para implantação de galerias pluviais, que existe em Arapongas, no Norte do Estado. A proposta é sempre ofertar materiais e serviços a custos substancialmente reduzidos para as prefeituras.

Além da linha de pavimentação asfáltica, a entidade inicia agora ações com outro viés, mas que igualmente é de interesse dos municípios consorciados. É o caso da parceria com o Enap, que faz parte de um intercâmbio de informações e cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural.