Santo Antônio da Platina / PR33º21º13 de Dezembro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 08/12/2017

Edição ImpressaEdição 3493

Ler Jornal
COLUNA

Blog do Josias

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista).

Rede questionará o ‘autofinanciamento’ no STF

Comentar
Compartilhar
10 OUT 2017Por Blog do Josias18h04

O partido de Marina Silva, Rede Sustentabilidade, decidiu questionar no Supremo Tribunal Federal as regras de autofinanciamento incluídas na reforma política na semana passada. Após a aprovação no Congresso e os vetos parciais definidos por Michel Temer, ficou estabelecido que os candidatos poderão financiar até 100% da própria campanha. O único limite será o teto estipulado para cada cargo. No caso de presidente da República, por exemplo, o limite será de R$ 70 milhões.

Para a Rede, o autofinanciamento ilimitado é inconstitucional, pois favorece os candidatos milionários, criando condições para a prática do abuso de poder econômico nas eleições. O partido deve se valer de um recurso chamado ação direta de inconstitucionalidade. A petição será protocolada no Supremo nesta quarta-feira.