Santo Antônio da Platina / PR33º21º23 de Junho de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 21/06/2018

Edição ImpressaEdição 3623

Ler Jornal
EMPRESAS

Sanepar é a terceira maior companhia do setor no Brasil

Comentar
Compartilhar
24 AGO 2017Por Da Agência Estadual de Notícias17h30
Entre as melhores estatais, privadas e estrangeiras por origem de capital, a Sanepar está em quinto lugarFoto: AEN

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a terceira maior empresa brasileira do setor Água e Saneamento. O ranking, divulgado pelo anuário Época Negócios 360º, lista as 500 maiores empresas do Brasil, distribuídas entre 27 setores da economia brasileira.

Das seis dimensões analisadas entre as empresas de água e saneamento, a Sanepar detém o primeiro lugar em Desempenho Financeiro (pelo segundo ano consecutivo) e em Capacidade de Inovar; o terceiro lugar em Visão de Futuro e em Práticas de Recursos Humanos e o quinto lugar na dimensão Governança Corporativa. A sexta dimensão é Responsabilidade Socioambiental. Nos destaques por região, a Sanepar é a única empresa de saneamento citada. Entre as 15 melhores da Região Sul ocupa a 9.ª posição.

Entre as 500 maiores por receita líquida, a Sanepar saltou da posição 171, no ano anterior, para a 152.ª colocação. A receita líquida em 2016 foi de R$ 3.477,5 milhões.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, aponta que a Companhia busca sua evolução e desenvolvimento contínuo exercitando as boas práticas, aprendendo novas técnicas, adquirindo conhecimento. “Na Sanepar se vive o saneamento de forma plena e com dedicação sem limites. Os resultados alcançados e o reconhecimento são as consequências do trabalho bem feito por uma equipe de colaboradores motivados, com domínio da técnica e cientes do papel importante que exercem na sociedade”, disse.

O ranking ainda coloca a Sanepar na posição 152 entre as maiores empresas por receita líquina. Em 2016, a empresa ocupava a posição 171 no ranking.

Entre as melhores estatais, privadas e estrangeiras por origem de capital, a Sanepar está em quinto lugar. Já, entre as 100 maiores companhias abertas, onde ocupou a posição 111, em 2015, no último balanço saltou para o 62.º lugar. Ainda neste ranking, no critério Retorno Total, as ações da Sanepar – do setor água e saneamento - foram as que mais pagaram na soma de dividendos e valorização em bolsa. A Sanepar ficou em terceiro lugar neste critério e é a única representante do seu setor entre as 10 com melhor retorno total.

O ranking

A Fundação Dom Cabral, parceira de Época Negócios no anuário, é responsável pela metodologia, pela pesquisa de campo e pelo processamento das informações. Também participam da publicação a Boa Vista SCPC, que realizou a pesquisa de balanços e processamento dos dados financeiros; a Economatica, fornecedora de dados e rankings de companhias abertas; e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que cuidou da comunicação com as empresas.

Unimed Vacinação

Blogs

Ver Todos os Blogs