Santo Antônio da Platina / PR33º21º13 de Dezembro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 08/12/2017

Edição ImpressaEdição 3493

Ler Jornal
CONSERVAÇÃO DE SOLO

Alunos do Jovem Agricultor Aprendiz aprendem calcular curva de nível

Comentar
Compartilhar
14 JUN 2017Por Da Redação17h37
Antes da aula, alunos do Jovem Aprendiz Rural se reuniram com o presidente do SR, José Afonso JúniorFoto: Divulgação

Os 25 alunos do curso Jovem Agricultor Aprendiz, oferecido a filhos de produtores rurais pelo Sindicato Rural Patronal de Santo Antônio da Platina e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participaram na semana passada de uma aula prática sobre como fazer o calculo para a construção de curvas de níveis em suas propriedades.

A aula aconteceu em um terreno na Avenida Palma Rennó cedido pela prefeitura e apresentada pela professora e instrutora do Senar Lidiane Braga. Durante a aula o filhos de produtores aprenderam a fazer os cálculos de metragem, profundidade e extensão das curvas com equipamentos e ferramentas que podem ser facilmente encontrados na propriedades rurais.

A iniciativa é uma forma de disseminar a cultura do uso das curvas de níveis também pequenas propriedades rurais para evitar uma série de problemas no solo, como a erosão, ou para quem pretende manter a conservação ou fazer a correção da sua propriedade.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), 30% das propriedades paranaenses sofrem com o processo de erosão nos mais diversos níveis. O problema compromete não somente o solo, mas também a água dos rios e córregos.                                                                                                                                                                               Em uma lavoura mal planejada, as chuvas carregam a camada superficial da terra para o leito dos rios, provocando prejuízos ambientais, como assoreamento, e prejudicando a geração de energia hidrelétrica e o tratamento de água para consumo humano, uma vez que a sujeira dos rios também afeta os equipamentos nestas atividades.

Antes da aula, os 25 alunos do curso receberam a visita do presidente do Sindicato Rural Patronal, produtor rural José Afonso Júnior que explicou para os jovens a importância da conservação do solo através das curvas de níveis. O presidente lembrou que antes de um aliado do produtor rural, essa técnica é fundamental para a manutenção do meio ambiente.

Jovem Aprendiz

Em Santo Antônio da Platina, o Programa Jovem Agricultor Aprendiz é divididos em duas turmas. Durante o curso que vai até o fim do ano, os jovens agricultores têm aulas teóricas e práticas de empreendedorismo e gestão de pessoas, coordenação rural, meio ambiente e gestão empreendedora . No total, são 144 horas de estudos, em dois dias da semana, sempre no contraturno escolar.

O objetivo do Jovem Agricultor Aprendiz é despertar nos filhos de produtores rurais a visão empresarial e capacidade empreendedora, qualificando-os profissionalmente.

Blogs

Ver Todos os Blogs