Santo Antônio da Platina / PR33º21º22 de Novembro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 21/11/2017

Edição ImpressaEdição 3481

Ler Jornal
DIREITOS DOS IDOSOS

Campus de Jacarezinho lança projeto Universidade Sênior

Comentar
Compartilhar
13 NOV 2017Por Da Assessoria21h20
Prefeito de Jacarezinho, Dr Sérgio prestigiou o evento e disse que saúde significa bem-estar físico e mentalFoto: Divulgação

O Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou o projeto Universidade Sênior. A solenidade contou com a presença do diretor do Campus, Fábio Antônio Neia Martini; do prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria; do vice-diretor do Campus e coordenador do projeto, Maurício de Aquino, além de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI), Regional de Saúde, SESC e SENAC.

O projeto Universidade Sênior tem por base integrar cursos e atividades de bem-estar, cultura e direitos direcionados às pessoas idosas. O objetivo da Universidade é promover ações de extensão junto aos diferentes grupos sociais, promovendo o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. “O intuito desse projeto é integrar algumas ações que alguns cursos da Universidade já realizam, voltados para o atendimento da pessoa idosa”, acentua Maurício de Aquino.

Além disso, destaca o professor, o projeto vem para propiciar um ambiente de reconhecimento e valorização das características etárias, proporcionando a essas pessoas um maior conhecimento sobre o mundo atual para melhor atuação e interação social. “Já tem algum tempo que nós sonhávamos com o lançamento desse projeto. Um projeto da Universidade que possa oferecer atividades às pessoas idosas e, nessa perspectiva, buscar contribuir para uma melhor qualidade de vida social, física e emocional de seus participantes”, partilha Maurício.

O programa conta com as parcerias da Prefeitura de Jacarezinho, Núcleo Regional de Educação, Regional de Saúde de Jacarezinho, CISNORPI, SESC, SENAC, EJA (Educação de Jovens e Adultos). “A Universidade não tem condições de desenvolver um projeto como esse sem parcerias. É por isso que nós temos aqui os nossos parceiros, os quais eu gostaria de redobrar os meus agradecimentos. Sem eles, não teríamos condições de desenvolver esta ação”, ressaltou o coordenador do projeto.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Faria, falou sobre a importância desse programa para a promoção da saúde aos idosos. “O sentido maior do projeto é a melhoria da saúde. Saúde significa bem-estar físico, social e mental”, pontuou o prefeito. “Gostaria de agradecer essa iniciativa da Universidade, das pessoas que irão colaborar para o desenvolvimento desse projeto. Daremos todo o apoio logístico possível. Então, estaremos à disposição para que, na medida do possível, viabilizar o que for preciso”, disse.

ESTATUTO DO IDOSO

A solenidade contou com a participação da professora Fabiana Polican Siena que participou de uma mesa-redonda falando sobre a Lei 10.741, que é a lei referente ao Estatuto do Idoso. Ela destacou alguns pontos da Lei desde seu início até os dias atuais, dando enfoque aos direitos e garantias fundamentais da pessoa idosa. A mesa contou também com a participação do professor Nathan Barros Osipe, que falou sobre a previdência social, abordando aspectos gerais e de maneira prática sobre a aposentadoria.

Evento reuniu direção do campus, representantes do Cisnorpi e também o prefeito Sérgio Faria (Assessoria)

Participaram também da solenidade de lançamento do projeto o diretor do CCHE, Luiz Clemente Viana Franco; a diretora do CLCA, Luciana Brito; o diretor do CISNORPI, Guilherme Churry; o diretor da 19° Regional de Saúde de Jacarezinho, Alfredo Franco Ayub; o diretor do SESC Jacarezinho, José Dimas Fonseca; o gestor do SENAC, Antenor de Matos Pinheiro; a coordenadora do EJA, Sirlei Laiter; e a diretora do Departamento de Esportes, Luciana Bessa Gonçalves Vieira, além de idosos da cidade de Jacarezinho. O evento contou ainda com a apresentação cultural do músico jacarezinhense Marcos Cleto´s.

O que te falta é dinheiro ou coragem? Todo grande empreendimento surge a partir de uma decisão.

Blogs

Ver Todos os Blogs
O que te falta é dinheiro ou coragem? Todo grande empreendimento surge a partir de uma decisão.