Santo Antônio da Platina / PR33º21º13 de Dezembro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 08/12/2017

Edição ImpressaEdição 3493

Ler Jornal
INOVAÇÃO

Consultor do Sebrae ministra palestra sobre educação e empreendedorismo

Comentar
Compartilhar
07 DEZ 2017Por Da Assessoria00h33
Equipe do Sebrae, da prefeitura, e professores envolvidos no projetoFoto: Divulgação

Professores, diretores e a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Andirá participaram recentemente de um encontro com o Consultor Empresarial Rodrigo Martins – que integra a equipe de consultores do Sebrae.  A meta foi avaliar as aplicações dos projetos desenvolvidos nas escolas sobre empreendedorismo, por meio do programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”. O palestrante falou sobre suas experiências de vida no campo da construção de alternativas de superação, autonomia e desenvolvimento no mercado e na vida pessoal, enaltecendo a importância da visão empreendedora na vida de todos. A palestra foi dinâmica e teve momentos de interação, Os professores puderam questionar e compartilhar experiências e informações. De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Andirá, professora Laudicéa Mello Pereira, este projeto despertou nos professores e nos alunos, muita criatividade e dinamizou bastante o processo de ensino - aprendizagem.

De acordo com Martins, o objetivo do JEPP é “disseminar a cultura empreendedora e o orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores,  entre crianças e jovens , incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil”. Ele destacou que o projeto versa sob algumas referências metodológicas, entre as quais: pedagogia da presença, resiliência, protagonismo juvenil, jogos cooperativos. Os professores citaram exemplos de quando usaram, na aplicação em sala de aula, algumas destas referências.

O projeto JEEP está sendo desenvolvido em toda Rede Municipal de Ensino de Andirá, graças a uma parceria da Prefeitura (por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e o Sebrae, que disponibilizou todo o material pedagógico para a aplicação das atividades. As escolas desenvolveram os planos de ações e os resultados foram bastante impressionantes, tanto na produção – com materiais recicláveis – quanto na ampliação da consciência e informações acerca do empreendedorismo.

Blogs

Ver Todos os Blogs