Santo Antônio da Platina / PR33º21º21 de Setembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 17/09/2018

Edição ImpressaEdição 3683

Ler Jornal
REDE ESTADUAL

Educação abre matrículas para cursos de idiomas gratuitos

A disponibilidade dos novos cursos de Libras e Português para Falantes de Outras Línguas pode ser verificada junto aos Núcleos Regionais de Educação

Comentar
Compartilhar
12 JAN 2018Por AEN16h15
Informações podem ser obtidas nos Núcleos Regionais da EducaçãoFoto: Divulgação

Matrículas vão até o dia 19 de janeiro. São ofertados cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano, além de Português para Falantes de Outras Línguas e Libras. Confira a lista das escolas.

A Secretaria da Educação está com matrículas abertas para o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) nas escolas da rede estadual. A matrícula pode ser feita até o dia 19 de janeiro. São ofertados cursos gratuitos de Língua Estrangeira Moderna de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano. A partir deste ano estão disponíveis os cursos de Português para Falantes de Outras Línguas e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para fazer a matrícula é necessário ter pelo menos 11 anos de idade e apresentar os seguintes documentos na própria escola que oferta o curso: ficha de requerimento preenchida; fotocópia de certidão de nascimento ou de documento de identidade; fotocópia de fatura de concessionária de energia elétrica; comprovante de conclusão dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Uma lista de escolas autorizadas a matricular alunos nos cursos de Línguas Estrangeiras Modernas está disponível no Portal Dia a Dia Educação.

A disponibilidade dos novos cursos de Libras e Português para Falantes de Outras Línguas pode ser verificada junto aos Núcleos Regionais de Educação.

 VAGAS - As vagas de cursos de Língua Estrangeira Moderna estão disponíveis para estudantes da rede pública estadual (70%), professores e funcionários da Secretaria de Estado da Educação (10%) e comunidade em geral (20%). Para abertura de turma é necessário um número mínimo de 20 e máximo de 30 estudantes.

O curso de Libras será destinado a estudantes da rede pública e interessados que sejam ouvintes. “O objetivo do novo curso de Língua Brasileira de Sinais é ampliar a comunicação entre ouvintes e a comunidade surda”, explica o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria, Cassiano Ogliari. Este curso também exige um mínimo de 20 e máximo de 30 estudantes.

O curso de Português para Falantes de outras Línguas exige um mínimo de 10 e máximo de 25 estudantes. É destinado, preferencialmente, aos estudantes estrangeiros da rede estadual que não possuem proficiência em língua portuguesa para realizar suas atividades escolares.

“Vamos promover a integração do estudante estrangeiro com a cultura brasileira e paranaense, por meio do novo curso de Português para Falantes de Outras Línguas”, afirma a coordenadora de Educação Integral da Secretaria, Zulsi Maria Teixeira Rohr.

As matrículas neste curso podem ser realizadas a qualquer momento, e também exigem a apresentação de fotocópia de visto no passaporte ou fotocópia de documento de identidade de estrangeiro.

CARGA HORÁRIA É DE 160 HORAS POR ANO

Os cursos de Línguas Estrangeiras Modernas são organizados em LEM I, II e III. Eles têm duração de um ano cada e carga horária total de 160 horas-aula por ano. Os cursos de Português para Falantes de Outras Línguas e de Libras duram um ano, com 160 horas-aula totais.

As atividades semanais de todos os cursos são de quatro horas-aula de 50 minutos, em dois dias não consecutivos. Podem ser nos turnos manhã, intermediário manhã, tarde, intermediário tarde e noite, de acordo com o estabelecimento de ensino.

Os estudantes do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas que apresentarem frequência mínima de 75% e média igual ou superior a 6,0 receberão um certificado pelo ano de atividades concluídas, contendo as especificações do curso, registros de avaliação, carga horária e frequência.

Em 2018 o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas entra seu 32º ano de ofertas de cursos de línguas, como ensino extracurricular e ampliação de jornada escolar. A inclusão dos novos cursos de Português para Falantes de Outras Línguas e Língua Brasileira de Sinais atende às demandas atuais da sociedade.

Blogs

Ver Todos os Blogs