Santo Antônio da Platina / PR33º21º24 de Setembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 21/09/2018

Edição ImpressaEdição 3686

Ler Jornal
POLÍTICAS PÚBLICAS

Encontro Regional de Surdos debate inclusão e autonomia

Comentar
Compartilhar
13 JUL 2018Por Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale19h58
Evento reuniu 56 participantes de oito municípios do Norte Pioneiro do Paraná e interior de São PauloFoto: Divulgação

Santo Antônio da Platina sediou na semana passada, o Encontro Regional de Surdos, no Colégio Estadual Edith de Souza Prado de Oliveira. O evento reuniu 56 participantes de Santo Antônio da Platina, Assis (SP), Ibaiti, Jacarezinho, Ourinhos (SP), Andirá, Carlópolis, Cornélio Procópio e Bandeirantes. Além dos deficientes auditivos, também participaram professores intérpretes de Libras, equipe pedagógica, representantes dos municípios e convidados.

A finalidade do encontro foi desenvolver e fortalecer a identidade da pessoa surda por meio de ações politizadas, que os aproximem e os incluam na comunidade ouvinte, promovendo, assim, mais autonomia.

De acordo com a idealizadora do projeto, Rejiane Rocha da Silva Barduco foram abordados temas como: Lei da Libra, Lei da Inclusão, cultura, comunidade e identidade surda, importância da língua de sinais para inclusão social e qualidade de vida para o surdo, o “sujeito surdo” no ambiente religioso e musicalização. “Sem as parcerias que conseguimos não seria possível realizar este evento. Agradeço a todos os que se envolveram nessa causa”, disse. “Conseguimos reunir no projeto 16 surdos da região e o intercâmbio cultural foi muito produtivo e emocionante”, comentou Rejiane.

Por outro lado, o debate buscou a criação de um movimento regional, para levantamento desse público, ou seja, quem são, quais são suas necessidades, e de que forma podem ser inclusos nas políticas públicas de cada município.

O prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto, o professor “Zezão”, e seu secretariado prestigiaram  o evento. “Quando descobri que na Escola Edith tinha uma sala de recursos multifuncionais que atendia alunos surdos, prontamente me candidatei como voluntária e finalmente conseguimos realizar esse evento. Sou grata pelo apoio da diretora Eliane Cristina Batista Silvério, da vereadora Miriam Montanheiro que não mediram esforços para a realização do evento e de toda equipe envolvida. Os participantes até me cobraram uma nova edição, de tão produtivo nosso encontro”, comemorou a idealizadora.

 

Blogs

Ver Todos os Blogs