Santo Antônio da Platina / PR33º21º23 de Maio de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 21/05/2018

Edição ImpressaEdição 3601

Ler Jornal
EDUCAÇÃO

Escolas recebem R$ 821 mil para ampliar atividades extras

Comentar
Compartilhar
02 OUT 2017Por Da Agência Estadual de Notícias17h59
Com período ampliado, outras atividades são incluídas na rotina escolarFoto: AEN

Duzentas e três escolas da rede pública estadual receberam esta semana repasse de R$ 821 mil do Programa Novo Mais Educação, uma iniciativa do Ministério da Educação. Os recursos são aplicados na ampliação da jornada escolar do ensino fundamental, principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. São beneficiados mais de 12 mil alunos em todas as regiões do Paraná.

Na Escola Estadual Boa Vista da Santa Cruz, no município de Rosário do Ivaí (região Norte Central), são 28 estudantes participando de atividades do Novo Mais Educação. Além do Acompanhamento Pedagógico obrigatório nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, eles participam de Atividades Complementares de Artesanato, Iniciação Musical e Futsal. “As atividades no contraturno escolar têm uma aceitabilidade muito boa com os pais dos alunos, eles incentivam a participação”, diz o diretor da escola, Fabio Pereira da Silva.

Os benefícios da jornada ampliada vão além das notas, segundo Fábio. “O Acompanhamento Pedagógico melhora os resultados dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, mas o Programa em si melhora o convívio social e mantém os alunos dentro da escola, longe das ruas”, explica.

AMPLIAÇÃO

O Programa Novo Mais Educação, instituído pela Portaria MEC nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, visa a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de 5 ou 15 horas semanais no turno e contraturno escolar. Ele é implementado por meio da realização de Acompanhamento Pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de Atividades no campo das Artes, Cultura, Esporte e Lazer.

As opções das atividades no campo da Cultura e Arte são: Artesanato, Iniciação Musical/Banda/Canto Coral, Cineclube, Dança, Desenho, Educação Patrimonial, Escultura/Cerâmica, Leitura, Pintura e Teatro/Práticas Circenses.

E em Esporte e Lazer as atividades incluem: Atletismo; Badminton; Basquete; Futebol; Futsal; Handebol; Natação; Tênis de Campo; Tênis de Mesa; Voleibol; Vôlei de Praia; Capoeira; Xadrez Tradicional e Xadrez Virtual; Judô, Karatê; Luta Olímpica; Taekwondo; e Ginástica Rítmica.

Blogs

Ver Todos os Blogs