Santo Antônio da Platina / PR33º21º20 de Agosto de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 16/08/2018

Edição ImpressaEdição 3663

Ler Jornal
PESQUISAS

UENP recebe Pró-Reitora da Argentina

Comentar
Compartilhar
27 SET 2017Por Daniani Souza - Assessoria NEAT18h24

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu a visita da Pró-Reitora da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), Argentina, doutora em Ciências e Tecnologia de Alimentos, professora Patrícia Luma Pizzarro que veio estreitar os laços e firmar parcerias entre as universidades.

Cumprindo seu cronogramas de visitas pela UENP, na manhã de terça-feira (26) a Pró-Reitora, que também é coordenadora do grupo de pós graduação da UNJu, visitou o Núcleo de Estudos de Agroecologia e Território (NEAT), apresentou para os bolsistas algumas pesquisas que estão em andamento e destacou que o motivo da sua visita é iniciar um processo para desenvolver projetos de pesquisas em conjunto. "A minha visita não é apenas para conhecer as ações da UENP e sim para tirar do papel o nosso desejo de desenvolver pesquisas  em conjunto e manter um contato direto entre as duas universidades, que apesar da distância, tem muito em comum", disse.

Pró-Reitora  da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), Argentina, Patrícia Luma Pizzarro (Jean Guerino)

Ao visitar a Estação Experimental Agroecológica "Terra Livre", na horta que está em processo de certificação orgânica, a Pró-Reitora ficou encantada com a qualidade das hortaliças produzidas sem o uso de qualquer tipo de agrotóxico e ainda ficou surpresa ao saber mais sobre o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO), onde os produtores são atendidos gratuitamente e conseguem certificar seus produtos. "É fantástico como a questão orgânica é bem assistida aqui, nós temos muito que aprender para conseguir por exemplo, a certificação do leite e seus derivados, que muitas vezes acabam não recebendo essas assistência e ficam com a comercialização restrita", contou.

Para o coordenador do NEAT, professor Rogério Macedo, é importante esta troca de experiência, já que a realidade da região de Jujuy é semelhante a do Norte Pioneiro, onde os produtores, na sua maioria, são da agricultura familiar de baixa renda e procurar meios para aumentar a sua produção sem agredir o meio ambiente. "Buscamos usar a tecnologia em favor da sustentabilidade e por isso é importante a troca de experiência e ações em conjunto  com quem tem o mesmo objetivos que os nossos", acredita o professor.

Blogs

Ver Todos os Blogs