Santo Antônio da Platina / PR33º21º18 de Agosto de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 18/08/2017

Edição ImpressaEdição 3422

Ler Jornal
ESPORTES

Platinense de 10 anos é campeã brasileira de ginástica artística

Comentar
Compartilhar
09 AGO 2017Por Da Redação17h27

A platinense Josiane Calixto da Silva, de apenas 10 anos, sagrou-se campeã brasileira de ginástica artística no último final de semana (dias 4, 5 e 6), em uma competição ocorrida em São Paulo, no Esporte Clube Pinheiros. A ginasta foi campeã individual geral na categoria 10 anos, passando pelas provas de salto sobre cavalo, paralelas, traves e solo. Também foi campeã  em participação em equipe.

A competição reuniu mais de 30 clubes brasileiros.

Josiane treina no Centro de Excelência de Ginástica Artística do Paraná, sediado em Curitiba, e que possui oito polos pelo interior do estado. Um deles, em Jacarezinho, onde a menina foi treinar levada pelos pais José Augusto da Silva e Terezinha Aparecida Calixto, que investiram na filha assim que perceberam o seu talento.

Josiane Calixto da Silva tem apenas 10 anos e já é campeã brasileira (Divulgação)

A coordenadora do Centro de Excelência de Ginástica Artística de Curitiba, a professora de Educação Física  Eliane Martins, é natural de Ribeirão do Pinhal, e uma das incentivadores de Josiane. Ela conta que a menina foi descoberta em Jacarezinho há dois anos. “Uma das professoras dela percebeu que a garota tinha talento e nós a trouxemos para treinar com os melhores professores, como a russa Irina Ilyashenko e Roger Medina”, contou.

A aptidão de Josiane virou no avesso a vida da família. A mãe Terezinha foi morar em Curitiba para acompanhar a filha. O pai se divide entre seu trabalho em Santo Antônio da Platina e viagens para a capital para ver a família. Tudo isso, ao mesmo tempo que pode ser desgastante é, sem dúvida, um orgulho imensurável à família, que já se prepara para o próximo desafio de Josiane, que será outro campeonato brasileiro, marcado para o período de 6 a 8 de setembro, em Porto Alegre (RS).

Josiane também foi campeã em equipe (Divulgação)

Blogs

Ver Todos os Blogs