Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Junho de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 16/06/2018

Edição ImpressaEdição 3618

Ler Jornal
DESAFIO

DER entrega sucatas de veículos vendidos em leilão judicial

Paraná é pioneiro na realização deste tipo de leilão, que resolve problema de saúde pública e ambiental ao dar fim a veículos apreendidos, removidos e acidentados em rodovias.

Comentar
Compartilhar
17 JAN 2018Por AEN19h05
Os cinco lotes armazenados em Curitiba, Pato Branco, Ponta Grossa, Jacarezinho e Ibiporã foram leiloadosFoto: Divulgação

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) finalizou nesta terça-feira (16) a entrega dos últimos itens compactados para a empresa vencedora do leilão judicial de sucatas para reciclagem, que aconteceu em outubro do ano passado. O DER-PR é pioneiro neste tipo de leilão no país, que resolve um problema de saúde pública e ambiental ao dar fim a veículos apreendidos, removidos e acidentados em rodovias.

Este leilão atende à resolução 623 de 2016 do Denatran para remover veículos dos pátios de custódia em todo o Brasil e o Paraná sai na frente como o primeiro a realizar este leilão judicial de sucatas.

O maior desafio deste tipo de leilão é organizar o edital para garantir que as empresas interessadas nestes itens tenham condições financeiras, legais e ambientais para tratar com responsabilidade o material que estão comprando. As exigências foram tão rígidas que apenas duas empresas no Brasil foram habilitadas para participar do processo.

“Esta modalidade de leilão, que envolve questões jurídicas, é algo pioneiro e atraiu a atenção de órgãos de estados vizinhos também interessados em fazer este tipo de processo”, explicou Rogério Scariot, presidente da Comissão de Leilões do DER-PR.

Os cinco lotes armazenados em Curitiba, Pato Branco, Ponta Grossa, Jacarezinho e Ibiporã foram leiloados por R$ 267,79 mil. Eram 682 itens entre automóveis, caminhões, motos e semirreboques, com peso total aproximado de 490 mil toneladas. Havia veículos de até 20 anos nestes pátios de custódia que o DER-PR utiliza.

Blogs

Ver Todos os Blogs