Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Novembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 13/11/2018

Edição ImpressaEdição 3722

Ler Jornal
SANEAMENTO

No Paraná, atendimento com esgoto chega a mais de 70%

Comentar
Compartilhar
24 JAN 2018Por Redação InformePolicial com AEN19h35
Nos últimos sete anos, foram feitas mais 908.543 novas ligaçõesFoto: Divulgação

Um terço dos imóveis atendidos com coleta de esgoto no Paraná foram ligados à rede estadual nos últimos sete anos. Neste período, foram feitas mais 908.543 novas ligações, de um total de 2.761.216 imóveis ligados ao longo da história da Sanepar. Com isso, o índice de atendimento aumentou de 58,7% para 70,5% da população paranaense atendida pelos serviços da empresa – alcançando mais de 7 milhões de pessoas. No Brasil, o índice é de 50%.

Os números foram destacados pelo governador Beto Richa na terça-feira (23) em solenidade de comemoração dos 55 anos da Sanepar, realizada na sede empresa, em Curitiba. “Todo o planejamento, feito com muita competência, resultou em grandes avanços em sistemas de água tratada e de esgoto sanitário. A Sanepar é uma empresa que orgulha todos os paranaenses”, afirmou.

Richa destacou a importância dos serviços da Sanepar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a saúde dos paranaenses. Ele ressaltou que o Governo do Estado deu prioridade a grandes investimentos em saneamento e que todo o esforço feito pelo quadro da estatal merece o reconhecimento da sociedade.

A Sanepar é uma das únicas empresas do País que trata 100% do esgoto coletado. A média nacional de tratamento é de 42%. Em água potável, o atendimento é de 100% nos municípios em que a Sanepar atua. São 10 milhões de pessoas beneficiadas. Em sete anos, foram mais 744.962 novas ligações para água tratada, chegando atualmente a 3.848.447 ligações.

Os investimentos da companhia somam R$ 8 bilhões de 2011 para cá, sendo que R$ 4,5 bilhões já aplicados e o restante em obras em andamento ou já projetadas. “É a empresa de saneamento que mais investe no País”, disse o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. “Nesses 55 anos história, levamos água potável, qualidade de vida e muita saúde para todos os paranaenses”, complementou ele.

RECONHECIMENTO - No encontro, o governador afirmou que a Sanepar hoje é reconhecida como uma das melhores empresas do setor no Brasil. No ano passado, recebeu o prêmio do Programa Nacional de Qualidade de Saneamento (PNQS), o principal do País, na categoria Corporação - que reconhece a qualidade da gestão, em todas as unidades da companhia.

 

Blogs

Ver Todos os Blogs