Santo Antônio da Platina / PR33º21º20 de Novembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 19/11/2018

Edição ImpressaEdição 3723

Ler Jornal
AVALIAÇÃO

Paraná recebe prêmio de excelência por uso de tecnologia na área fiscal

Em Ranking de Competitividade, Estado alcançou segunda posição em “Eficiência da Máquina pública”, mas perdeu terceira posição geral para o Distrito Federal

Comentar
Compartilhar
14 SET 2018Por Da Assessoria18h09

O Estado do Paraná alcançou a segunda posição em “Eficiência da máquina pública” na edição 2018 do Ranking de Competitividade dos Estados, lançado nesta sexta-feira (14) pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a com a Tendências Consultoria Integrada e a The Economist Intelligence Unit. Na categoria “Educação”, saltou de 6º para 4º lugar e em “Solidez fiscal” de 12º para 10º.

 

O Estado ainda ganhou posições nos pilares “Inovação” e “Sustentabilidade Social”, subindo em ambos do 5º para o 4º lugar. Neste último pilar, o Paraná se destaca principalmente nos indicadores de segurança alimentar, qualidade da moradia e parcela da população vivendo abaixo da linha da pobreza. O índice Gini do Estado, que mede o grau de concentração de renda, também é baixo, na comparação com resto do país, mostrando uma melhor distribuição do que nas outras unidades da Federação.

 

Com problemas na segurança pública e em queda em outros três itens, o Paraná perdeu para o Distrito Federal a 3ª colocação na classificação geral, ficando em 4º.

 

No pilar “Segurança pública”, o Paraná perdeu três posições, passando da 4ª para a 7ª colocação, devido sobretudo ao mau desempenho no indicador “Déficit carcerário”, no qual despencou do 1º lugar para o 24º.

 

O Estado sofreu quedas também em “Sustentabilidade ambiental” (2º para 3º), “Infraestrutura” (também de 2º para 3º) e “Capital humano” (7º para 8º) e “Potencial de Mercado” (18º para 19º).

 

Prêmio Excelência em Competitividade

 

Além de estar entre os mais bem colocados no Ranking, o Estado foi um dos premiados na categoria Destaque Boas Prática, pelo uso de tecnologia avançada de análise de dados no Fisco Estadual.

 

O Programa De Tecnologia Avançada De Análise De Dados No Fisco Estadual Paranaense implementou ferramentas de B.I - Business Intelligence – para identificar e evitar fraudes na arrecadação de impostos O Estado integrou aos seus sistemas softwares de analise, armazenamento e cruzamento de dados para aumentar capacidade e eficiência no controle e fiscalização de tributos.

 

Por meio do novo sistema, a arrecadação de ICMS passou de 8% para 10,8%, caracterizando um crescimento de 34%, o que rendeu aos cofres públicos mais 150 milhões de reais. O uso da tecnologia também trouxe maior transparência e integração dos dados uma vez que todos os auditores têm acesso a todas as informações. Além do Paraná estão na disputa projetos do Pará, Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

Por meio do Prêmio Excelência em Competitividade, o Centro de Liderança Pública visa reconhecer publicamente iniciativas dos estados brasileiros que, mediante seus reais desafios, buscaram realizar políticas públicas que trazem impactos positivos à população e que fomentam a Competitividade.

 

Foram mais de 90 cases inscritos. Além do Paraná, entre os finalistas na categoria Destaque Boas Práticas ficaram: Distrito Federal, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Tendo também como vencedores o Pernambuco, com o Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar e o Pará, com o programa Pará Profissional.

 

Sobre o Ranking

 

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave.  Disponível em uma plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

 

Sobre o CLP

 

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que trabalha na formação de gestores públicos para tornar o Estado brasileiro mais democrático e eficiente. Focado no desenvolvimento de lideranças e na conquista de mudanças estruturais para o desenvolvimento do País, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.

 

Blogs

Ver Todos os Blogs