Santo Antônio da Platina / PR33º21º17 de Janeiro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 11/01/2018

Edição ImpressaEdição 3514

Ler Jornal
NORTE PIONEIRO

Concurso de Cafés Especiais será um dos destaques da Ficafé 2017

Comentar
Compartilhar
25 SET 2017Por Da Assessoria19h52
Degustação é uma das atrações da FicaféFoto: Antônio de Picolli / Tribuna do Vale

A 5ª edição do Concurso de Qualidade de Cafés – “Sabores do Norte Pioneiro do Paraná” deve reunir, durante a Ficafé 2017, cerca de 3 toneladas de grãos da espécie arábica, de altíssima qualidade. A cerimônia de premiação será realizada no último dia da feira, que ocorre entre 4 e 6 de outubro, no Centro de Eventos de Jacarezinho. O concurso é um dos eventos mais importantes dentro da Ficafé, criada há dez anos com o objetivo de ser a vitrine dos cafés especiais produzidos na região.

O consultor e gestor do projeto de Cafés Especiais do Sebrae/PR, Odemir Capello, diz que o concurso revela o potencial da produção de cafés especiais no território e é importante para os produtores ganharem vantagem competitiva no mercado. “O objetivo é que eles mantenham regularidade na produção de cafés de qualidade para conseguirem preços diferenciados”, afirma. Segundo Capello, os cafeicultores da região têm investido em processos de descascamento e secagem de grãos para aumentar a produção de lotes de cafés especiais.

Na edição passada, o concurso registrou um dos recordes de pontuação. O lote vencedor da categoria “Café Natural” atingiu 90 pontos segundo a metodologia de avaliação da Specialty Coffee Association of America (SCAA). As inscrições e o envio de amostras para a primeira fase do concurso 2017 ocorreram em agosto.

Blogs

Ver Todos os Blogs