Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Agosto de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 16/08/2018

Edição ImpressaEdição 3663

Ler Jornal

Cursilhistas comemoram 20 anos do bolo de Santo Antônio

Tradicional Bolo de Santo Antônio terá 44 metros de comprimento, com mais de 6.300 pedaços. Desse total, 1.584 terão miniaturas do santo casamenteiro em meio à massa. Segundo a crença popular, quem encontrar a imagem se casará em um ano

Comentar
Compartilhar
12 JUN 2018Por Gladys Santoro18h01
Os bolos foram preparados no Salão Paroquial da igreja matrizFoto: Antônio de Picolli

Os membros do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da paróquia de Santo Antônio de Pádua comemoram nesta quarta-feira, 13, 20 anos consecutivos da confecção e distribuição do bolo de Santo Antônio, padroeiro de Santo Antônio da Platina. Tradição mais que consolidada, a coordenadora do Cursilho da paróquia, Mariele Bertolini conta que 2018 é um ano especial para o movimento. “Há 20 anos, o evento começou com cerca de três ou quatro pessoas, que faziam os bolos em suas próprias casas e traziam para vendar os pedaços e assim arrecadar fundos aos projetos sociais que o MCC desenvolve na cidade. Aos poucos, a atividade foi ganhando novos voluntários e este ano, apenas nos preparativos realizados no Salão Paroquial da igreja matriz, contamos com aproximadamente 30 pessoas. Para a distribuição, teremos cerca de 50”, contou.

A massa é feita e assada na Padaria Crespo. A calda, a introdução das miniaturas de Santo Antônio nas massas e a cobertura são feitas pelas voluntárias, que começam a trabalhar três dias antes da festa. “Ao todo serão oferecidos 6.336 pedaços de bolo, que vai medir 44 metros. Serão colocadas 1.584 miniaturas de Santo Antônio. Utilizamos 90 litros de calda”,  detalhou.

A distribuição começa às 8h30, desta quarta-feira, em frente à Igreja matriz. Cada pedaço vai custar R$ 3,00. Toda a renda arrecadada será voltada ao Movimento, que guarda uma determinada quantia para aplicar na aquisição dos produtos do bolo do ano seguinte. O restante do dinheiro é utilizado nos projetos sociais mantidos pelo MCC e também aplicado em eventos promovidos pela igreja, quando necessário.

“Também recebemos algumas doações de produtos para fazer o bolo, mas a maioria é adquirida com o dinheiro da venda dos pedaços. Este ano, em especial, foi um pouco mais difícil conseguir os produtos por causa da greve dos caminhoneiros. Mas apesar das dificuldades, estamos prontos para comemorar o Dia do Padroeiro e nosso aniversário de 20 anos”, festejou Mariele convidando toda a população para prestigiar a festa e experimentar o bolo, que segundo a crença popular,  quem encontrar uma imagem de Santo Antônio dentro do bolo se casará em um ano.

 

Blogs

Ver Todos os Blogs