Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Outubro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 18/10/2017

Edição ImpressaEdição 3460

Ler Jornal
INOVAÇÃO

Geniuscon terá sua primeira edição regional em setembro

Comentar
Compartilhar
10 AGO 2017Por Da Redação19h20
Trabalhos inovadores que acontecem dentro das escolas será apresentado, como por exemplo, na área de robótica e informáticaFoto: Antônio de Picolli / Tribuna do Vale

Dentro das ações do Sistema Regional de Inovação (SRI), programa coordenado pelo Sebrae, está marcado para os dias 28 e 29 de setembro, a edição 2017 do Geniuscon, que pela primeira vez, reunirá participantes de todo o Norte Pioneiro. A feira será no Centro de Eventos em Jacarezinho.

Segundo o consultor do  Sebrae, Odemir Capello, o evento vem ao encontro das ações que estão sendo promovidas para o desenvolvimento regional. A maioria dos participantes será estudantes do Ensino Médio, Universitários e empresários. “O que queremos é apresentar um mundo novo para os visitantes.  Haverá apresentação de  trabalhos tecnológicos desenvolvidos por alunos, palestras, minicursos, e eventos rápidos sobre inovação oferecidos para o público o dia todo durante os dois dias. O evento também tem a função de atrair empresários, lideranças comunitárias e autoridades municipais, porque sem políticas públicas, fica difícil trabalhar no desenvolvimento de uma região”, comentou. “Queremos mostrar que existem outros caminhos para o desenvolvimento, e um deles é através da inovação e tecnologia. A iniciativa será uma oportunidade de todos que vivem no território de  conhecer melhor o tema”, afirma.

Capello exemplificou algumas exposições que farão parte da feira: “Vamos ter oficina de robótica, grupos de investimentos, empresas que recolhem lixo eletrônico, enfim, vamos movimentar a região e mostrar que há infinitas possibilidades de negócios”, disse.

Para Odemir, este ano, foi surpreendente a reação dos estudantes diante da realização da Geniuscon. “Como foram realizadas várias trilhas, quem participou está ansioso para mostrar seu trabalho. Há uma espécie de euforia entre eles”, comentou entusiasmado.

Entre os participantes, haverá trabalhos desenvolvidos no Sesi/Senai, como na área de robótica, no Instituto Federal – campus Jacarezinho,  com alunos dos cursos de Informática, Alimentos e Eletromecânica, que vão ensinar aos visitantes um pouco sobre programação, prototipagem e análise sensorial de alimentos, e realizar atividades como o Sumô de Robôs; na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), por meio da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec), que vai mostrar um museu virtual, projetos inovadores  como placas de arduino e sensores, e também realizar palestras sobre segurança na internet. Os estudantes do curso de Sistema de Informação e Ciências da Computação também farão parte do evento.

A primeira edição regional do Geniuscon é uma realização do Sistema Regional de Inovação (SRI), formado pelo Sebrae/PR; IFPR Campus Jacarezinho; Aitec Uenp; Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEP) Mohamad Ali Hamzé; Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi); Universidade Norte do Paraná (Unopar); SP Informática; Sesi/Senai; Tecpar; Compracam Company; Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija); Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (Acesap); Associação Comercial e Empresarial de Andirá (Acead); Prefeitura de Jacarezinho; Prefeituras de Cambará,de Santo Antônio da Platina, Andirá e Bandeirantes, Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR); Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR); Associação Empresarial de Bandeirantes (Aciab); Associação Comercial e Empresarial de Cambará (Acec).

Blogs

Ver Todos os Blogs