Santo Antônio da Platina / PR33º21º13 de Dezembro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 08/12/2017

Edição ImpressaEdição 3493

Ler Jornal
CULTURA

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL APRESENTA NOITE DE RESULTADOS.

Comentar
Compartilhar
23 NOV 2017Por Por Graça Maria.18h00

O salão de eventos Vavá Fest, recebeu no dia 22 de novembro, pais de alunos e convidados dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, para assistirem as apresentações do Projeto Diversidade Cultural, lançado no mês de maio pela Prefeitura de Cambará, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
A abertura foi feita pela vice-prefeita e secretária municipal de Educação e Cultura, Claudia Batista, que agradeceu o empenho dos professores para a realização do Projeto, e os pais por terem comparecido em grande número ao evento.

O Projeto, que envolve professores de Geografia, História, Artes e Educação Física, foi desenvolvido junto a estudantes do Ensino Fundamental do 3º ao 5º ano, com o objetivo de resgatar as raízes das três raças que formaram a cultura brasileira: o índio, o branco e o negro. As aulas do Projeto ocorreram até o mês de outubro, quando tiveram seus resultados apresentados nas Escolas, e nesta quarta-feira, no Vavá Fest.
- A Escola Municipal Ignez Panichi Hamzé, apresentou um teatro de sombras, demonstrando a chegada dos portugueses ao Brasil; uma dança africana, com representação dos chamados navios negreiros; uma dança folclórica africana; e uma dança indígena.
- A Escola Municipal Maria Alice Bittencourt Augusto Forti, apresentou dois trabalhos. Sobre a árvore genealógica das três raças, e a constatação que todas as raças são especiais.
- A Escola Municipal Maria Aparecida Paulina da Silva Furlan, apresentou duas danças portuguesas; duas danças indígenas; uma dança africana; e uma dança típica da miscigenação que desenvolveu a identidade cultural do Brasil.
- A Escola Municipal Caetano Vezozzo, apresentou a dança da saia, em ritmo Carimbó; uma poesia exaltando a importância do não preconceito; uma dança com o tema de fundo, a música O Canto das Três Raças, da cantora Clara Nunes; uma homenagem a cidade de Belém do Pará, que completou 400 anos; e a dança no estilo Maculelê de Suassuna, originária da cultura afro-brasileira e indígena.
- A Escola Municipal Luiz Antonio Lorenzette, apresentou uma dança com a música Pata-Pata, da cantora sul-africana Miriam Makeba; e a música Siyahamba, mais Jogo de Copos. A música enaltece a religiosidade sul-africana.
O Projeto Diversidade Cultural, foi coordenado pela professora de artes e teatro, Maria Léa Fragate.

Blogs

Ver Todos os Blogs