Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Outubro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 18/10/2017

Edição ImpressaEdição 3460

Ler Jornal
JACAREZINHO

UENP Talentos movimenta Encontro de Integração

Comentar
Compartilhar
06 OUT 2017Por Da Assessoria19h26
Programação do III Encontro de Integração da UENP, realizado nos dias 03 e 04 de outubroFoto: Assessoria UENP

Do samba ao pop-rock, do sertanejo raiz ao blues e o rap. A boa música, em quase todas as suas faces, fez parte da programação do III Encontro de Integração da UENP, realizado nos dias 03 e 04 de outubro. Foram sete apresentações culturais que movimentaram o evento, além de duas exposições artísticas.

O diretor de Cultura da UENP, James Rios destaca o sucesso das apresentações e a bela performance de todos os participantes. “É muito importante que a Universidade abra as portas para que seus alunos, professores, funcionários e estagiários possam divulgar seus trabalhos e mostrar seus talentos”, comenta. Ele acrescenta que o UENP Talentos tem o objetivo de estimular a criação artística da comunidade acadêmica em diversos segmentos como artes visuais, música, artes cênicas, dança, fotografia, cinema e circo. “Podemos dizer que o Encontro de Integração foi a primeira ação desse projeto e, certamente, alcançou êxito esperado”, disse James.

O aluno do curso de Ciências Contábeis da UENP, do Campus Cornélio Procópio, Matheus Cavalcante, que também se apresentou no III Encontro de Integração, destaca a importância da iniciativa para a valorização de novos talentos. “Vejo esse espaço proporcionado pela UENP Talentos como uma oportunidade muito boa para as pessoas mostrarem o seu trabalho. Muitas vezes a pessoa não vive disso, não tem uma carreira artística, mas gosta de tocar e cantar, e aqui é um espaço muito bacana”, destacou.

Gente apaixonada por música

O primeiro grupo a se apresentar no palco do UENP Talentos foi um coletivo formado por professores, funcionários, aluno e estagiário da Universidade, que trouxeram um repertório que foi do sertanejo raiz, passando pelo samba e o soul. O grupo foi formado pelos músicos Tiago Angelo, assessor de comunicação (voz e violão); James Rios, diretor de cultura (percussão); Carlos Kalado, estagiário (violão); Luiz Eduardo Veloso, professor do curso de Letras (cavaquinho); pelo aluno de História, Cleiton Ferraz (percussão), e pelo cerimonialista do evento, Fabiano de Oliveira (voz).

O UENP Talentos contou ainda com a apresentação de Alexander Gonçalves, que é professor do curso de Filosofia e chefe da divisão de Cultura da Universidade. Músico nas horas vagas, o professor participa de diversos projetos musicais como Rolling Stones Tribute e Luzecor. Atualmente, é guitarrista e vocalista da banda Amigos do Blues.

Quem também subiu ao palco foi Marina Aquino que é graduada em Educação Física pela UENP, e atualmente cursa Letras/Espanhol na Universidade. “Sou apaixonada pela música brasileira e procuro transmitir essa paixão aos seus ouvintes, mas, antes de tudo, preocupo-me com o que minha alma e meu coração acham de meu trabalho”, partilha.

Ana Carolina Mendes, discente do 1º ano do curso de Letras Português/Inglês do Campus de Cornélio Procópio também se apresentou durante o evento de Integração da UENP. Com voz suave e potente, Ana canta profissionalmente há seis anos, em casamentos e eventos em parceria com o músico Renan Oliveira, que também esteve na apresentação realizada na Universidade.

O encerramento cultural do evento ficou por conta da banda Fora da Base, de Jacarezinho. A banda surgiu de modo despretensioso e foi formada exclusivamente para se apresentar no palco do UENP Talentos. O grupo é formado pelo baterista Matheus Teixeira, aluno do curso de Direito; pelo guitarrista André Leite, servidor da UENP; pelo baixista Guilherme Nascimento, do curso de História, além dos MC's Kueyo (Cleiton Ferraz) e Jay Zé (José Nilson), também do curso de História. Segundo André Leite, “a sonoridade do grupo é resultado da mistura de influências do rock, do rap, funk, soul, mpb, jazz, entre outros estilos”.

Blogs

Ver Todos os Blogs