Santo Antônio da Platina / PR33º21º21 de Agosto de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 20/08/2018

Edição ImpressaEdição 3664

Ler Jornal

COLUNA AB

Comentar
Compartilhar
25 JAN 2018Por Redação19h15

SEM AGROTÓXICO

O Paraná vai intensificar ações para ampliar a produção de alimentos seguros, livres de resíduos de agrotóxicos. As ações vão ser coordenadas pelo Centro Paranaense de Referência em Agroecologia. Vão ser definidos projetos já no primeiro semestre de 2017. O carro chefe do programa Paraná Agroecológico vai ser a olericultura.

PEDAGOGIA EM PAUTA

Cerca de 100 mil profissionais que atuam na rede estadual de ensino vão participar, nos dias 15 e 16 de fevereiro, e 26 e 27 de julho,  de estudos e debates relacionados a questões pedagógicas e administrativas para fortalecer a gestão escolar democrática e a qualidade do ensino público no Paraná. Os encontros, chamados de Semana Pedagógica, são promovidos sempre no início de cada semestre letivo.

NO SUDOESTE

O Parque Ambiental Vitório Piassa,em Pato Branco, no sudoeste, será inaugurado no dia 22 de fevereiro. O parque recebeu investimentos de R$ 5 milhões do Governo do Estado para estruturação e mais R$ 5,7 milhões para indenização dos antigos proprietários da área, a família Piassa. No local foram construídas áreas de convivência, restaurante, banheiros, dois lagos, mirantes, pista de caminhada, ciclovia, estacionamento, iluminação externa, pórtico de entrada com estrutura para espelho d água e chafariz, ponto de ônibus.

USINA BAIXO IGUAÇU

A Copel está construindo uma nova linha de transmissão conectando as subestações Realeza Sul e Baixo Iguaçu, no sudoeste do Paraná. Com 38 quilômetros de extensão, o novo empreendimento vai ajudar a escoar a energia produzida na Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, que deve começar a gerar energia ainda em 2018.

DO TEMPO DO IMPERADOR

O Porto de Paranaguá recebe hoje a Fragata União (F45), um navio-escolta da Marinha do Brasil. A embarcação fará exercícios operacionais e adestramento com a tripulação. No domingo, 28, a Fragata estará aberta à visitação pública, das 9h às 16h30. Antes de acessar a área do cais, os visitantes deverão fazer um cadastro na sede do Porto, no Prédio D. Pedro II. É preciso levar um documento de identificação com foto. Por questões de segurança, não é recomendado o uso de vestimentas como saias, vestidos e salto alto. A entrada é gratuita.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Há quatro anos, a população da região oeste do Estado passou a contar com um helicóptero exclusivo para o transporte de pessoas em situações de urgência e emergência. Desde então, a aeronave já fez 1.425 voos em um raio de 250 quilômetros de Cascavel, local onde fica baseado.

SESSÃO CRIANÇA

Ao longo desta semana e da próxima, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) em Curitiba, oferece diversas atrações para o seu público. Um pocket show e filmes infantis da Sessão Criança compõem a programação. A entrada é gratuita. O filme Turma da Mônica: Uma Aventura no Tempo será exibido no dia 31 de janeiro. Classificação: livre.

BAIXO IDH

176 famílias de pequenos produtores de Doutor Ulysses, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, no Vale do Ribeira, uma das regiões paranaenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano, contam agora com as chaves da casa própria. As propriedades, que somam quase 1.100 hectares, estão em terras pertencentes ao Estado. Há anos as famílias aguardavam a regularização.

REVISTA HELENA

Já está disponível o número 7 da revista Helena, publicação trimestral de artes e ideias editada pela Biblioteca Pública do Paraná. Com textos, fotos e ilustrações produzidas por colaboradores de todo o país, a primeira edição do ano começa com um bloco de ensaios pautado por propostas e perspectivas para 2018. São três textos sobre cultura, política e futebol.

CANCÊR DE MAMA

Um novo remédio pode ajudar no tratamento de mulheres na pós-menopausa que tenham câncer de mama. Através de testes foi constatado que o medicamento aumentou de 10,2 meses para 20,2 meses o tempo durante o qual o paciente viveu sem que o câncer progredisse. A medicação deve ser liberada a partir do ano que vem nos Estados Unidos.

ENERGIA RENOVÁVEL

Está assinado um decreto que estabelece a Secretaria de Estado do Planejamento como coordenadora do Programa Paranaense de Energias Renováveis. O programa promove e incentiva a produção e o consumo de energias renováveis, principalmente eólica, solar e biomassa.

 

 

Blogs

Ver Todos os Blogs