Santo Antônio da Platina / PR33º21º23 de Junho de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 21/06/2018

Edição ImpressaEdição 3623

Ler Jornal
RIBEIRÃO DO PINHAL

Vereadores Mirins da Legislatura 2018 são empossados em solenidade no plenário

Comentar
Compartilhar
07 MAR 2018Por Tábatha Karine Ribeiro Lopes19h07
Vereadores Mirins tomam posse e iniciam atividades em abrilFoto: Da Assessoria

Foram empossados na segunda-feira (05), os vereadores da primeira Câmara Mirim de Ribeirão do Pinhal, em sessão presidida pelo vereador Willian Antonio de Paiva (PSD), e acompanhada pelos vereadores da Casa de Leis. São eles: vice-presidente Emerson Gonçalves de Oliveira (PSC), primeiro-secretário Rodrigo Lanini Borges (PRB ), segundo-secretário Pedro Renildo Otávio (PP) e os vereadores Diva de Souza (SD), Hélio Lopes da Silva (PMN) e Reginaldo Terra (PR). Prestigiaram o evento o prefeito municipal Wagner Martins (PSD) e primeira-dama Carina Baron , os pais, amigos, diretores de escolas, professores e munícipes. Os novos vereadores prestaram juramento em voz alta e assinaram o termo de posse.

Vereadores mirins empossados: 

                           

 

A ex-aluna Maria Clara de Lima Miranda da Escola Estadual Rural Jeorgina Batista de Paula - mudou-se de cidade. Em breve, o suplente será convocado.

O projeto Câmara Mirim, instituído pela lei municipal nº 1848/2017, tem o objetivo  de promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Assim como a Câmara dos adultos, os vereadores mirins podem propor leis, requerimentos, moções e indicações, e também possuem um Regimento Interno regulamentado por resolução da Mesa Diretora nº01/2018. Os jovens parlamentares se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas.  As proposições indicadas na sessão mirim entram na pauta do legislativo, apresentadas pela mesa diretora, que faz o encaminhamento ao poder executivo municipal. O presidente Willian destacou que a iniciativa aproxima a comunidade do Poder Legislativo. Para ele, a Câmara Mirim é uma ação educativa, na qual estudantes de escolas públicas e privadas participam e passam a ter maior conhecimento e envolvimento com o parlamento e conscientização política.

Eleição

De acordo com a resolução  001/2018, no artigo nº 15, a eleição é realizada através de chapa, após a formação das chapas para concorrer a mesa diretora. Para o exercício de 2018 - houve a inscrição de uma única chapa, denominada "chapa um".

A composição da mesa diretora:

                       

 

Os vereadores mirins irão se reunir, na primeira segunda-feira do mês. A primeira sessão ordinária será realizada, no dia 02 de abril.

 

 

 

 

Unimed Vacinação

Blogs

Ver Todos os Blogs