RIBEIRÃO CLARO

Convênio diminuirá espera por cirurgias cardíacas e ortopédicas

11 JAN 2018 • Por Da Assessoria • 18h18
Centro médico é referência e está localizado a apenas 223 quilômetros de Ribeirão Claro - Divulgação

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Ribeirão Claro iniciou esse mês o encaminhamento de pacientes para o Hospital Norte do Paraná (HONPAR), em Arapongas, para atendimento de especialidades e realização de cirurgias de média e alta complexidade. O objetivo é diminuir o tempo de espera para procedimentos cirúrgicos cardiovasculares e de ortopedia, que levavam anos para serem realizados. Os primeiros pacientes encaminhados já iniciaram o processo pré-operatório.

A mudança faz parte das reformulações propostas pelo prefeito Mario Augusto Pereira para melhorar o atendimento prestado pela Secretaria Municipal de Saúde. O centro médico é referência no estado e está localizado a apenas 223 quilômetros do município, aproximadamente metade do caminho percorrido anteriormente até Curitiba.

De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Carlos de Campos, a ideia é dar dignidade e agilidade no atendimento aos pacientes, diminuindo a lista de espera para cirurgias em especialidades como cardiologia, vascular e ortopedia. “O convênio com o HONPAR vai nos ajudar a diminuir o tempo de espera para cirurgias ortopédicas, nosso maior problema atualmente”, explicou.

Segundo ele, alguns pacientes aguardavam por procedimentos cirúrgicos na especialidade de ortopedia (joelho, ombros e coluna, entre outros) há mais de quatro anos. “Tínhamos pessoas esperando pela cirurgia desde 2013”, declarou. “Sensível ao sofrimento da população, o prefeito Mario Pereira abriu mais essa opção com o novo convênio para desafogar a lista de pacientes que aguardavam por consultas de especialidades e cirurgia”, concluiu.