RIBEIRÃO CLARO

Moradores se mobilizam contra delegacia em área residencial

Prefeito planeja construir nova unidade policial em área onde deveria ser construída uma praça

29 JAN 2018 • Por Da Redação • 18h52
Prefeito Mário Pereira e equipe visitam o bairro que pretendem instalar uma delegacia - Divulgação

Moradores do bairro Jardim Bela Vista, em Ribeirão Claro, estão se mobilizando contra a intenção do prefeito da cidade, Mário Augusto Pereira (PSC), que anunciou semana passada projeto para a construção da nova delegacia de polícia do município numa área pública localizada naquela comunidade. Abaixo assinado neste sentido está sendo promovido junto aos moradores, preocupados com a convivência com uma unidade policial e uma cadeia pública numa área planejada unicamente para a instalação de moradias.

“Nosso bairro é um loteamento novo, com cerca de cinco anos. Investimos aqui na certeza de que teríamos conforto e segurança. Agora vem o prefeito com este projeto que tira o sono de todo mundo”, reclama a moradora Francielle Cristina Marques, uma das que lidera o movimento. Segundo ela,  o terreno escolhido correspondendo à área doada pela incorporadora ao município para que ali fosse construída uma praça e área de lazer. “Fomos procurar o prefeito e ele cortou qualquer possibilidade de negociação, mandou que buscássemos nossos diretos”, lamenta a moradora.

Segundo ela, as informações dão conta que a prefeitura necessita de uma área de 1300 metros quadrados para a construção da delegacia e de 10 celas para abrigar os presos. Os moradores temem que a construção da delegacia venha provocar desvalorização de seus imóveis. “Estima-se que deva haver uma desvalorização de 50%. Quem vai querer investir num empreendimento que tem como vizinho uma cadeia pública”, questiona Franciele, acrescentando que o abaixo assinado está percorrendo todos os bairros residenciais da cidade, já que todos se sentem ameaçados.     

Projeto 

Release divulgado semana passada pela assessoria de imprensa da Prefeitura informa que representantes do Departamento de Engenharia do Departamento de Polícia Civil estiveram em Ribeirão Claro para vistoriar o terreno que deverá ser disponibilizado pela prefeitura para a construção da nova delegacia. No dia  22, os engenheiros se reuniram com o prefeito Mario Augusto Pereira e a diretora do Departamento de Patrimônio da prefeitura, Ângela Regina Siquerolli, para analisar as opções de imóveis disponíveis e em seguida visitaram o local acompanhados pelo vice-prefeito João Carlos Bonato.

A construção da nova delegacia atende a um pedido do prefeito Mario Pereira ao governador Beto Richa durante a cerimônia de assinatura do convênio para a construção de uma área de escape na rodovia PR 151. O encontro aconteceu no dia 12 desse mês. Na primeira etapa, os engenheiros visitaram o local que deverá receber o edifício e na sequência farão o projeto do prédio.