SOLIDARIDADE

Hemepar chama doadores para estoque no feriado do Carnaval

8 FEV 2018 • Por AEN • 20h28

Para manter o nível dos estoques regulares, a rede de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) convida paranaenses e turistas que estiverem de passagem pelo Estado a doarem sangue antes e após o feriado de Carnaval. As 21 unidades de todo Paraná funcionam normalmente até sábado (10) e retornam na quarta-feira (14) a partir das 13 horas.

O diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, alerta que em feriados e datas comemorativas as coletas tendem a cair até 40%. Ele também destaca que entre o Natal e o Ano-Novo as doações foram necessárias para suprir a demanda, mas os doadores desse período ainda não estão aptos para uma nova doação.

“Existe uma preocupação, pois é uma data onde muitas pessoas viajam ou visitam nosso Estado. Fortalecemos os pontos de coleta durante a semana que antecede o Carnaval, mas precisamos que doadores também compareçam após as festas e demonstrem solidariedade, cidadania e amor com o próximo”, diz o diretor.

Hatschbach explica que as doações após o Carnaval também são importantes em decorrência da validade das plaquetas de sangue. “As plaquetas têm vida útil de cinco dias. As doações durante essa semana não garantem o estoque do feriado inteiro. A coleta do sábado (8), por exemplo, atende a necessidade até quinta-feira (15). Por isso, pedimos a colaboração e atenção nas doações feitas depois das comemorações”, acrescenta.

Uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Em 2017, foram coletadas 188.266 bolsas, um crescimento de 6% na comparação ao ano anterior. A hemorrede recebe 17 mil candidatos à doação por ano e, em média, 14 mil estão aptos a doar sangue. A rede também é responsável pelo atendimento de 2.135 pacientes portadores de doenças do sangue, como coagulopatias e hemoglobinopatias.

Legenda- As 21 unidades de todo Paraná funcionam normalmente até sábado (10) e retornam na quarta-feira (14) a partir das 13 horas.