REGIÃO

Sanepar será parceira na Feira do Produtor de Santana do Itararé

19 FEV 2018 • Por Michele Ribeiro/David Batista • 19h40
Feira do Produtor Rural deverá ser atração regional - Divulgação

A Feira do Produtor Rural de Santana do Itararé será a grande atração no município no mês de setembro. No último mês de janeiro, a Comissão Organizadora, conseguiu um importante aliado na realização da mostra, que terá o patrocínio da Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar) para a realização do evento. O pedido foi entregue pelos organizadores juntamente com o vice-prefeito Ismair Marques ao presidente da empresa, Mounir Chaowiche.

O grande diferencial do município fica por conta da produção de leite. Santana do Itararé é uma tradicional bacia leiteira formada por pequenos produtores que se tornaram referência nacional e internacional na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades.

O modelo de produção adotado pelos produtores do município foi considerado “futurista” em 2009 pela empresa holandesa Lely Innovators in Agriculture; pastejo rotacionado no verão e silagem de milho e/ou cana e ureia no inverno. Somado os cuidados com o solo com o uso do cocho trenó para alimentação do rebanho; a qualidade do leite e o uso de instalações simples, mas funcionais e de mão de obra familiar para tocar a atividade.

O sistema de produção foi considerado pela empresa holandesa, além de futurista, economicamente perfeito para as pequenas propriedades, uma vez que a produção se faz em harmonia com meio ambiente, proporcionando e respeitando o conforto dos animais que são criados ao ar livre.

Para 2018 a expectativa é que a feira receba, entre visitantes, expositores e participantes, algo em torno de 7 mil visitantes e gere negócios, com a difusão de tecnologia e, sobretudo, que atraia novos parceiros que agreguem valor a produção e a economia do município e da região.

Nesse contexto, a Feira do Produtor Rural de Santana do Itararé 2018, com certeza, constituir-se-á num importante instrumento no processo de desenvolvimento socioeconômico porque movimentará significativamente o mercado local e valorizará as práticas e cultura produtiva do município e na difusão de tecnologias comprovadamente eficientes.

Durante o evento haverá a exposição de animais (gado de leite-Vaca Hi-tec - fruto do melhoramento genético desenvolvido no município através do Programa de Inseminação artificial (PIA), modelo que conquistou o premio Gestor Público Paraná 2016 e 2017 (A mudança que vem do leite), produtos e serviços, com ênfase aos produtos da agropecuária municipal (agroindústria), além de palestras técnicas, shows e eventos culturais. Também espaços para exposição de produtos e serviços de empresas da região.