CAMPANHA

Ultima etapa de vacinação contra dengue em Cambará começa dia 20

6 MAR 2018 • Por Gladys Santoro • 19h22
Em Cambará, meta é vacina mais de 1.800 pessoas - Antônio de Picolli

Começa dia 20 deste mês e termina dia 28 de abril, a terceira e última etapa da Campanha de Vacinação contra a Dengue em Cambará. O município é um dos 30 de todo o Estado selecionado para receber a campanha. Um dos principais critérios da escolha foram os surtos de dengue ocorridos nas cidades nos últimos cinco anos.

O público alvo da campanha em Cambará são pessoas entre os 15 e 27 anos. A meta é vacinar 1815 moradores nessa faixa etária.

Segundo o chefe da Vigilância em Saúde da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho, Ronaldo Trevisan,  a primeira etapa da vacinação aconteceu em 2016. “Em 2017 houve a aplicação da segunda dose e agora, da terceira. Com as três doses, é possível garantir a eficácia da vacina e dessa forma, interromper o ciclo de contaminação.

Secretaria Estadual da Saúde do Paraná foi premiada internacionalmente pela iniciativa da campanha. O prêmio foi entregue no Peru, e Ronaldo Trevisan foi o representante do Estado.

Segundo ele, o Paraná é o único País das Américas a adotar a vacina. “No evento de premiação, estavam presentes representantes da Saúde de países como Paraguai, Equador e Filipinas, que também tem vacinado sua população contra a dengue.

“A dengue é uma doença cíclica, o que torna difícil a avaliação dos resultados a curto prazo, mas já dá para saber que nos  locais onde ocorreram a campanha de vacinação houve redução de casos”, afirmou.