S.A.PLATINA

Novo equipamento agiliza sinalização viária e ainda economiza tinta

8 MAR 2018 • Por Luiz Guilherme Bannwart • 19h24

Um novo equipamento adquirido pela prefeitura de Santo Antônio da Platina vai proporcionar economia aos cofres do município e agilidade nos serviços de demarcação viária. A tecnologia custou R$ 40 mil ao erário, e já está sendo utilizado pela Secretaria Municipal de Obras.

De acordo com o diretor municipal de Trânsito, Bruno Chagas, o equipamento foi licitado no ano passado a pedido do Departamento de Trânsito e da Secretaria Municipal de Obras. “O nosso vice-prefeito (Chico da Aramon) sugeriu a utilização da tecnologia, e a partir de então iniciamos o processo para aquisição do equipamento, que já está funcionando em prol da população”, disse o diretor.

Chagas explica que para cada 200 m² de demarcação viária realizada a prefeitura utilizava quatro latas de tinta, número que se reduz a um com a aplicação do produto através do novo equipamento. “Trata-se de uma economia expressiva ao município, pois cada lata de tinha custa aproximadamente R$ 250, dinheiro que será destinado a outras melhorias à população”, avalia o diretor acrescentando. “Sem contar o tempo que economizaremos com a manutenção. Para cada 10 quadras, por exemplo, era necessário meio dia de serviço, já com o novo equipamento os trabalhos foram concluídos em poucos minutos”.

Qualidade da tinta

O diretor de Trânsito aproveitou para responder alguns questionamentos quanto à qualidade da tinta utilizada na manutenção da demarcação viária na cidade. “O produto é de boa qualidade, mas a durabilidade depende de questões climáticas e do atrito provocado pelos meios de transporte. Há locais em que o serviço dura meses, já em outros, no entanto, apenas alguns dias. A compra acontece através de processo licitatório e, em caso de suspeita em relação à qualidade do produto pode haver o cancelamento imediato do fornecimento dos produtos”, esclarece.