Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Setembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 17/09/2018

Edição ImpressaEdição 3683

Ler Jornal
SUPERLOTAÇÃO

Presos fogem da cadeia de Cambará

Unidade tem capacidade para 55 presos, mas 108 dividiam as celas antes da fuga

Comentar
Compartilhar
21 FEV 2018Por Da Redação18h04
Presos fugiram pelo solário aproveitando-se do dia de visitas na unidadeFoto: Divulgação

Quatro presos fugiram da cadeia de Cambará na tarde desta quarta-feira (21). A fuga na unidade é a segunda registrada nas carceragens do Norte Pioneiro, em menos 10 dias. No dia 12 deste mês, 21 detentos também ganharam as ruas após abrirem um buraco na parede do solário da cadeia de Ibaiti.

Em Cambará, os presos também fugiram pelo solário aproveitando-se da movimentação em função do dia visita na cadeia. Conforme apurou a reportagem, os fugitivos são Leandro Aparecido Porto de Oliveira, Claudinei Alves da Silva, Matheus Correia e Fábio Cândido de Oliveira.

A carceragem tem capacidade para 55 presos, mas antes da fuga 108 dividiam as celas. No dia 3 de dezembro do ano passado, um preso morreu e outro ficou ferido durante um princípio de rebelião na unidade. Os detentos fizeram um agente de cadeia refém e tentaram fugir do local. Um policial civil disparou contra os presos e evitou a fuga.

Superlotação

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR) informou que tem ciência do problema de superlotação nas carceragens das delegacias do Estado. Porém, lembrou que, desde 2011, o número de presos nestas cadeias foi reduzido de 14 mil para cerca de 9,5 mil.

Ainda de acordo com a Sesp, semanalmente, o Comitê de Transferência de Presos autoriza a transferência de detentos para o sistema prisional.

A solução, conforme a Sesp, seriam as 14 obras de construção e ampliação de unidades prisionais do Estado, que devem abrir cerca de sete mil novas vagas.

A previsão é de que até a metade deste ano estejam disponíveis mais de 2,4 mil vagas, e até o fim de 2018 todas as quase sete mil previstas.

 

Blogs

Ver Todos os Blogs