Santo Antônio da Platina / PR33º21º21 de Agosto de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 16/08/2018

Edição ImpressaEdição 3663

Ler Jornal
VIROU ROTINA

Presos tentam fugir outra vez da cadeia de Ibaiti

Comentar
Compartilhar
30 JAN 2018Por Da Redação19h40
Advogados da OAB de Ibaiti visitaram a cadeia na semana passada e defendem a interdição da unidadeFoto: Divulgação

Construída para manter no máximo 19 presos provisórios, a Cadeia Pública de Ibaiti tem atualmente 154 homens e mulheres, muitos deles já condenados, dividindo milimetricamente o que ainda resta de espaço na carceragem. O número de detentos é oito vezes superior à capacidade.

Entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira (29), a unidade registrou a primeira tentativa de fuga de 2018. No ano passado, de acordo com a Polícia Civil, ao menos 15 ações semelhantes foram contabilizadas pelos organismos de segurança.

Conforme a PM, denúncias anônimas revelaram que os presos se preparavam para uma nova tentativa de fuga no último fim de semana. No domingo, os investigadores e os agentes do Depen perceberam uma movimentação diferente nas celas e acionaram a Rotam. Durante a vistoria na carceragem, os policiais encontraram um buraco sendo aberto em uma das paredes da cadeia.

Os presos foram isolados no solário e, após a manutenção na parede eles retornaram às celas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

INTERDIÇÃO

Na semana passada, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Ibaiti (OAB) informou que irá pedir a interdição da cadeia local. Os advogados elencaram uma série de fatores que justificam a medida, as quais alertam as autoridades quanto aos riscos que as condições atuais da unidade construída na década de 1950 oferecem, principalmente, à população.

Em outubro do ano passado, uma ação semelhante protocolada pelo Ministério Público Estadual (MP-PR) foi julgada improcedente pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

 

 

Blogs

Ver Todos os Blogs