Santo Antônio da Platina / PR33º21º20 de Agosto de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 16/08/2018

Edição ImpressaEdição 3663

Ler Jornal
TRAGÉDIA NA BR-376

Vereadores de Barra do Jacaré foram confundidos com criminosos

Tentativa de assalto a carros-fortes terminou com a morte de parlamentar e outro gravemente ferido

Comentar
Compartilhar
06 FEV 2018Por Da Redação13h30

Os três vereadores de Barra do Jacaré envolvidos no confronto entre bandidos e seguranças de uma empresa de transporte de valores na manhã desta segunda-feira (6), na altura do quilômetro 536 da BR-376, entre São Luiz do Purunã e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foram confundidos com criminosos. A afirmação é do parlamentar Edival do Nascimento (PR), que também estava no carro que levava a comitiva do Norte Pioneiro para o cumprimento de agenda política na capital do Estado.

Nascimento contou que ele e os dois companheiros foram feitos reféns pela quadrilha durante a tentativa de assalto aos carros-fortes. Porém, ao perceberem a aproximação de um helicóptero da Polícia Militar os bandidos correram para o interior de um matagal. Neste momento, os seguranças da empresa de transporte de valores teriam descido dos veículos e começado a atirar contra os vereadores. “Os bandidos já haviam fugido. Por que eles (seguranças) atiraram?”, questiona o parlamentar.

Um dos tiros supostamente disparados pelos seguranças dos carros-fortes atingiu a cabeça do vereador Elton de Alexandre Aguiar Matta (PV), o ‘Coruja’, que morreu no local da tentativa de assalto. O vereador Miguel Calixto (PSD) foi atingido no pescoço. Ele foi levado ao Hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa, onde passou por cirurgia. De acordo com os médicos, os estado de saúde do parlamentar é gravíssimo. Nascimento não se feriu.

Além do vereador Elton de Alexandre Aguiar Matta, um caminhoneiro que retornava do Porto de Paranaguá também morreu após ser alvejado dentro da cabine do próprio veículo. Não se sabe, no entanto, de onde teria partido o disparo que provocou sua morte.

Conforme apurou a reportagem, dois bandidos foram presos e outros dois baleados se refugiaram na mata. Um deles teria morrido no fim da tarde durante um confronto com policiais do Batalhão de Operação Especiais (Bope). Nos carros utilizados pela quadrilha foram encontradas duas metralhadoras .50 e dois fuzis.

A pista sentido Curitiba foi liberada depois de cinco horas de interdição. No sentido interior, a liberação aconteceu apenas às 17 horas. A fila no trecho chegou a formar 20 km de congestionamento, segundo a PRF.

A reportagem não conseguiu contato com a empresa de transporte de valores envolvida na ocorrência da BR-376.

LUTO

A Prefeitura de Barra do Jacaré decretou luto oficial de sete dias pela morte do vereador Elton de Alexandre Aguiar Matta (PV), de 36 anos, em consequência da tentativa de assalto a carros-fortes, na manhã desta terça-feira (6). O prefeito Adalberto de Freitas Aguiar também seguia para compromissos políticos em Curitiba, e se deparou com a tragédia na estrada. Aguiar foi procurado pela reportagem, mas também não foi localizado.

VELÓRIO

De acordo com a assessoria do prefeito Adalberto de Freitas Aguiar, o velório do vereador Elton de Alexandre Aguiar Matta será realizado no Salão Paroquial de Barra do Jacaré. Até o fim da tarde desta terça-feira, no entanto, ainda não havia informações sobre o horário de início do velório, bem com do sepultamento do parlamentar.

REPERCUSSÃO

A morte do vereador Elton de Alexandre Aguiar Matta ganhou repercussão nacional. O ex-prefeito de Barra do Jacaré, Edimar de Freitas Alboneti, o Edão, disse que estava em Joaquim Távora quando foi informado da tragédia. “Não acreditei! Retornei imediatamente para Barra do Jacaré, e encontrei a cidade em choque. Vamos orar pela alma do Elton e pela recuperação do Miguel”, disse Alboneti.

O deputado estadual Pedro Lupion também se comoveu com a notícia. Por telefone, o parlamentar lamentou o ocorrido. “Não há como expressar em palavras esse sentimento. O vereador Elton foi mais uma vítima da violência que assola nosso País. Ele estava a caminho de Curitiba, a trabalho, e foi assassinado em uma emboscada na rodovia, que por acaso ele trafegava. As circunstâncias de sua morte são inaceitáveis. Seu falecimento tão precoce e de maneira tão cruel deixa em todos nós um sentimento de profunda tristeza. Meus mais sinceros pesares aos familiares e a toda população de Barra do Jacaré”, concluiu o deputado.      

O deputado Luiz Claudio Romanelli lamentou a morte do vereador do PV de Barra do Jacaré, Elton Alexandre de Aguiar Mata, o Coruja, que foi baleado em fogo cruzado na BR-376 na manhã desta terça (06). "Elton era um batalhador. Uma liderança que se foi jovem, mas que certamente deixa uma história de compromisso com o bem das pessoas", disse Romanelli.

 

 

 

 

 

 

Blogs

Ver Todos os Blogs