Santo Antônio da Platina / PR33º21º16 de Janeiro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 11/01/2018

Edição ImpressaEdição 3514

Ler Jornal
CAMBARÁ

Anúncio de pré-candidatura de empresário repercute na região

Comentar
Compartilhar
12 DEZ 2017Por Da Redação19h27

O empresário Luis Antônio Dias, o Luizinho da Certano, como é mais conhecido por suas atividades empresariais, anunciou no último final de semana que está avaliando a possibilidade de lançar seu nome como pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB. Ele, que foi vice-prefeito de Cambará na gestão passada, vê sua provável candidatura como uma resposta à comunidade regional que deseja renovar suas lideranças e, acima de tudo, colocar no centro do poder estadual, legítimos representantes do Norte Pioneiro.

Segundo Esmael de Carvalho, que durante quase três décadas ocupou os mais variados cargos nos poderes Executivo e Legislativo estadual, a repercussão da pré-candidatura de Luiz Dias é surpreendente. “Ele reúne o perfil que a população quer. Jovem, empreendedor, liderança nata, que nunca teve seu nome envolvido em polêmicas negativas”, assinala. Conhecido pelo apelido de Zé Gotinha, Esmael que o empresário cambaraense é recebido pelo governador Beto Richa toda vez que vai a Curitiba tratar de interesse de sua cidade. “Ele é respeitado por todos os segmentos da política estadual”, observa.

“Na região do Norte Pioneiro é grande a expectativa com a pré- candidatura a deputado estadual do jovem Luiz Antônio Dias, uma das mais destacadas lideranças do PSDB na região”, atesta o vereador Valcir Joaquim. Segundo ele, Luis Dias vem sendo estimulado por companheiros e outros líderes empresariais e políticos. O nome do empresário aparece num momento em que cresce a tendência do eleitorado que deseja renovação na política brasileira, extremamente desgastada pela série de escândalos envolvendo os mais destacados políticos nacionais.

Em entrevista que concedeu à Tribuna do Vale, por telefone, Luiz Dias disse que diante dos vários desafios que tem frente às suas empresas, vinha relutando concorrer a um cargo nas eleições de 2018, mas diante do incentivo de amigos, correligionários e lideranças da região, admite a ideia da pré-candidatura. “Temos que sair da zona de conforto. Fica fácil criticar o que se passa na política nacional, mantendo-nos distantes dos graves problemas de nosso país. Se queremos mudança, temos que fazer nossa parte”, assinala.

O empresário é figura ativa na política de Cambará e da região, sendo uma das mais destacadas lideranças do PSDB, com livre trânsito no governo do Estado e Assembleia Legislativa. Para analistas da política regional, o sucesso de sua nova empreitada representará a reinserção do Norte Pioneiro no cenário político do Paraná.   

Carreira  empresarial de sucesso

Luis Antonio Dias é formado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO). Desde a adolescência participa dos negócios da família. Assumiu a gestão da empresa Certano aos 18 anos de idade, que até então era localizada em uma instalação modesta de cerca de 400 m2.

Fundada por seu pai, Antonio Luz Dias, imigrante português que se instalou na cidade de Cambará nos anos de 1960, a empresa iniciou atividades em um armazém que revendia secos e molhados, tipo de estabelecimento muito comum naquela época. Com o passar dos anos, e como a região sempre foi grande produtora de açúcar, a empresa criou a marca Certano e passou a realizar o empacotamento de açúcar, abastecendo  com seus produtos Cambará e cidades vizinhas, além de outras mercadorias que revendia.

Já sob o comando de Luis Antonio Dias, a empresa ampliou sua área de atuação, com os produtos da marca Certano, ao qual foi incluído um mix de produtos revendidos no segmento atacadista. No ano de 2007 a Certano conclui a construção de sua nova sede, com mais de 5.500 m2 de área. A partir daí a empresa reestruturou sua forma de gestão, separando as operações nas divisões industrial e atacadista, que contam hoje com linhas de condução e gestão de resultados independentes. Com esta nova estrutura foi possível um rápido crescimento da divisão atacadista, permitindo que esta mesma sede fosse ampliada novamente em 2015 passando a contar atualmente com mais de 14.000 m2.

Hoje o Grupo Certano emprega diretamente 260 colaborares nas unidades de Cambará e Ribeirão Claro, cidade onde está a fábrica de refrigerantes das marcas Fabiane e Uliana, que abastece boa parte do território paranaense e outras localidades.

Em sua divisão industrial de alimentos a empresa leva suas marcas Certano, Caiobá, Doce Grão e Prisma aos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A empresa aperfeiçoa e investe constantemente em tecnologia e conhecimento a fim de garantir que seus produtos cheguem a seus consumidores com elevadíssima qualidade, o que, por consequência, fez com que a empresa conquistasse o respeito e a confiança dos consumidores.

Refrigerantes

No ano de 2011 a empresa adquiriu uma indústria de refrigerantes na cidade de Ribeirão Claro, sob a marca Fabiane, ocasião em que foi incrementada a divisão de bebidas. Para esta nova empreitada foi fundamental o conhecimento, gestão e cultura organizacional adquiridos ao longo de anos nas empresas da família Dias. Isso foi a alavanca um sólido e vigoroso crescimento deste novo negócio. No ano de 2013 a empresa adquire a marca Uliana, integrando ao seu portfólio, uma tradicional marca da região de Ponta Grossa.

Além dos negócios já citados, o Grupo Certano também atua nas áreas de agricultura, pecuária, transporte rodoviário e imobiliário.

Recentemente o empresário foi agraciado com o Prêmio Guerreiro do Comércio, concedido pela FECOMERCIO, tendo sido indicado pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná para o recebimento da horaria, pela sua atuação em prol dos setores produtivos onde os negócios da empresa estão inseridos.

O Grupo Certano não é mais só conhecido local e regionalmente, tendo sua visibilidade ampliada ao longo dos anos. Hoje emprega mais de 260 colaboradores de forma direta. A empresa não divulga números sobre seus negócios, mas assegura que vem mantendo ao longo dos anos crescimento bem acima da média do mercado em todas as frentes de negócio, e faz planos para manter e até aumentar o crescimento para o ano de 2018.

Blogs

Ver Todos os Blogs