Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Outubro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 18/10/2017

Edição ImpressaEdição 3460

Ler Jornal
S.A.PLATINA

Biometria eleitoral acaba sexta-feira, 16

Comentar
Compartilhar
14 JUN 2017Por Da Redação17h34
Estrutura montada no pátio do Fórum Eleitoral será levada para outra cidadeFoto: Divulgação

Quem já fez o recadastramento biométrico em Santo Antônio da Platina já se livrou de uma obrigação com a Justiça Eleitoral, porém, quem deixou para a última hora pode ter que enfrentar filas. O último dia para a biometria é sexta-feira, 16. O Fórum Eleitoral ficará abertohoje e amanhã até às 18 horas, todo para receber os últimos eleitores. Depois, todo o equipamento e aparato montado para atender a população será levado embora da cidade para atender outros municípios que iniciarão o cadastramento biométrico.

A falta da biometria provocará o cancelamento do título eleitoral e o eleitor em colocar a situação em dia precisará pagar uma multa no valor de R$ 3,51 e terá disponível apenas uma máquina e um funcionário para fazer o serviço, já que todos os novos títulos precisarão das digitais dos 10 dedos e também da fotografia do eleitor.

A chefe do Fórum Eleitoral de Santo Antônio da Platina, Ana Paula Pavanini Navas explica que na sexta-feira, 16, toda a estrutura montada estará sendo retirada do local, assim como os equipamentos. “Trabalhamos freneticamente para atender todos os nossos eleitores. Além do serviço interno ainda fizemos quase que diariamente a divulgação da necessidade do recadastramento biométrico, pelos meios de comunicação da cidade. Também fomos nas escolas e panfletamos toda a cidade. Será difícil alguém deixar de fazer por desconhecimento”, disse.

Ana Paula estima que até amanhã, Santo Antônio da Platina terá feito 28 mil biometrias, entre revisões, títulos novos, e transferências. “Somente revisões foram cerca de 26.500 títulos”, salientou.

Até a última eleição, Santo Antônio da Platina somava mais de 32 mil eleitores. Essa queda – 28 mil – estimada pela chefe da 82ª Zona Eleitoral, se deve a transferências para outros municípios, idosos acima dos 70 anos que não se interessaram em fazer a biometria, e outros tantos que possam ter deixado de fazer por não querer ou por alegar desconhecimento.

De qualquer forma, o total de eleitores de Santo Antônio da Platina atinge um dos critérios exigidos pela portaria do ministro Gilmar Mendes, que pretende agregar zonas eleitorais de municípios que não atingiram 75% do total de eleitores. A portaria está sendo contestada por muitos juízes eleitorais que alegam que boa parte dos municípios deve perder suas zonas eleitorais e muitos deles possuem prédio próprio. O ministro alega economia.

Blogs

Ver Todos os Blogs