Santo Antônio da Platina / PR33º21º20 de Outubro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 17/10/2018

Edição ImpressaEdição 3704

Ler Jornal

Bolsonaro não terá problema de governabilidade, diz parlamentar

Comentar
Compartilhar
11 OUT 2018Por Da Redação21h57
Foto: Antônio de Picolli

Uma das primeiras coisas que Pedro Lupion fez após eleger-se deputado federal foi viajar à Brasília, no início desta semana, para sentir na própria capital federal o clima após o ‘vendaval’ que varreu da vida pública as mais importantes lideranças do Congresso. Segundo ele, na maioria dos gabinetes das duas casas, havia um clima de velório.

 

De acordo com Lupion, a renovação na Câmara dos Deputados chega a quase 50%. No Senado é ainda maior: de cada quatro senadores que tentaram a reeleição, três foram derrotados nas urnas. O Centrão, como são denominados os partidos de centro, como o PSDB, PP, entre outros, foram os que sofreram as maiores baixas.

 

Para o jovem parlamentar, que estreia em Brasília a partir do começo do próximo ano, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que enfrenta o petista Fernando Haddad no segundo turno, não terá dificuldades de compor-se com o Congresso caso venha eleger-se. Ele credita isso ao papel do deputado federal Onix Lorenzoni, que vai assumir a Casa Civil da Presidência da República e será o articulador do governo do parlamento.

 

Segundo as contas de Lupion e de setores da mídia, Bolsonaro contaria hoje com cerca de 300 parlamentares em sua base, vislumbrando que não terá dificuldades de relacionamento. Mas o democrata alerta que o novo governo, seja quem for o eleito, não pode se distanciar do desejo da população brasileira, se quiser manter a governabilidade.

 

Blogs

Ver Todos os Blogs