Santo Antônio da Platina / PR33º21º13 de Dezembro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 08/12/2017

Edição ImpressaEdição 3493

Ler Jornal
BIOMETRIA

Fórum eleitoral de Santo Antônio da Platina abrirá neste domingo

Comentar
Compartilhar
09 JUN 2017Por Da Redação18h49

Neste domingo, 11, o Fórum Eleitoral de Santo Antônio da Platina permanecerá aberto das 9 às 17 horas para atender eleitores que precisam fazer o recadastramento biométrico. Até ontem, 73,44% dos platinenses já haviam renovado seus títulos de eleitores. Com esse percentual, o Fórum Eleitoral de Santo Antônio praticamente já atingiu a meta estabelecida pela Portaria do Tribunal Superior Eleitoral, que entre outros critérios, estabelece metas relativas ao número de eleitores para a manutenção da zona eleitoral nos municípios. Os que não atingirem a meta serão extintos e os eleitores atendidos nas cidades vizinhas A Portaria ainda é motivo de discussão e as regras podem mudar, porém, a ameaça fez com que todas as zonas eleitorais se esforçassem ao máximo para não perder eleitores durante o recadastramento biométrico, já que para atraí-los era necessária uma ampla divulgação e abertura dos cartórios em horários especiais.

Segundo a chefe do Fórum Eleitoral de Santo Antônio da Platina, Ana Paula Pavanini Navas, desde que o recadastramento começou, a divulgação tem sido intensa por meio de rádios, jornais, panfletagem, visitas em escolas, transporte rural, por meio de convênio com a prefeitura para buscar e levar eleitores da zona rural. Também houve um dia especial para idosos do asilo, que tiveram atendimento priorizado.

Ontem, Ana Paula gravou um vídeo e o publicou nas redes sociais para explicar a necessidade do recadastramento, as facilidades oferecidas, o número de funcionários disponíveis para atender o público e o tempo de espera. “Na verdade, o vídeo tem a finalidade de mostrar que o recadastramento não é nenhum bicho-papão e que os funcionários são treinados para atender os eleitores da melhor maneira possível. Também deixei claro o quanto todos nos esforçamos diariamente e até mesmo em alguns finais de semana. Outro motivo do vídeo, foi um agradecimento a nossa equipe, que fez um trabalho que vai ficar na história do município.  Para você ter ideia, no domingo passado, atendemos 750 pessoas com 10 funcionários a menos, porque os estagiários não podem trabalhar nos finais de semana”, contou a chefe.

Até ontem, o recadastramento já havia atendido 33.278 eleitores platinenses. Antes da biometria, a cidade contava com mais de 34 mil eleitores, mas é preciso levar em consideração ainda, as transferências para outros municípios e até os óbitos. O resultado final só será divulgado após o término da revisão, marcado para o dia 16. “ É bom deixar claro, que essa data não será prorrogada”, avisou Ana Paula.

Tomazina, Pinhalão e Jaboti encerram revisão com 82%

O Fórum Eleitoral de Tomazina, que também atende os municípios de Jaboti e Pinhalão, encerrou o recadastramento biométrico na segunda-feira, 5. As três cidades somavam, antes da revisão, 16.661 eleitores. Após a biometria o número caiu para 13.557, totalizando um índice 82% de recadastramento.

Segundo chefe do Fórum Eleitoral, Wagner Augusto de Aguiar, o trabalho foi intenso. “O primeiro mês de recadastramento foi praticamente de aprendizado e não apareciam muitos eleitores interessados. Já no segundo mês, o movimento aumentou bem acima do esperado e precisamos abrir em alguns finais de semana para atender a população das três cidades”, contou salientando que para conseguir fechar os trabalhos foi preciso muita divulgação. Mesmo assim, de acordo com os critérios da Portaria do TSE, ainda corremos o risco de perdemos a nossa zona eleitoral”, lamentou.

Blogs

Ver Todos os Blogs