Santo Antônio da Platina / PR33º21º18 de Junho de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 13/06/2018

Edição ImpressaEdição 3616

Ler Jornal
ANDIRÁ

Frente Parlamentar debate estratégias para prevenir drogas

Palestrante apresentou algumas experiências bem sucedidas nessa área colocadas em prática por outros municípios

Comentar
Compartilhar
07 MAR 2018Por Da Assessoria19h20
Advogado e especialista no tema, Carlos Augusto Weber, apresentou experiências bem sucedidas na áreaFoto: Divulgação

A Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado estadual Alexandre Guimarães (PSC), realizou na terça-feira (6), no Cine Teatro São Carlos, em Andirá, um encontro para discutir a criação de estratégias de prevenção ao uso de entorpecentes, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens. O encontro foi coordenado pelo advogado e especialista no tema, Carlos Augusto Weber, que apresentou algumas das experiências bem sucedidas implantadas nesta área e falou diretamente com um público diverso, entre profissionais de secretarias municipais, representantes de instituições sociais e estudantes de escolas da cidade.

Segundo ele o objetivo foi compartilhar ideias e projetos que já deram certo em Campo Largo, cidade onde atuou desenvolvendo ações neste norte. “Nós viemos aqui para dividir as nossas experiências, disponibilizá-las para todos os municípios, fazendo com que Andirá também tenha a oportunidade de fazer algo importante em todos os eixos que envolvem a problemática das drogas”, declarou Carlos Weber. Ele anunciou a disponibilização de um curso de capacitação voltado apenas para profissionais da área da educação, com foco em desenvolvimento de projetos pedagógicos.

Uma das prioridades da Frente,  segundo informou, é levar o tema do perigo do consumo de drogas às escolas municipais e  estaduais, mesmo sem criar uma disciplina específica para este fim. Para ele, a ideia não é criar uma nova matéria, mas inserir o tema na grade curricular existente”, explicou. Profissionais da área da Saúde, Conselho Tutelar, manifestaram-se durante o encontro, destacando a importância do tema e a necessidade de seriedade nos debates, para fomento de estratégias de combate. A Secretária Municipal de Educação, professora Laudicéa Mello Pereira, expressou que o município está de portas abertas para a colaboração de projetos que intensifiquem as atividades relacionadas. O secretário de Cultura, Tiago Dedoné destacou os projetos realizados pela secretaria como, por exemplo, a Escola de Comunicação e Artes, criada o ano passado, e que tem como objetivo, além de democratizar acesso a cultura, também proporcionar ações de prevenção e intervenção social por meio das artes. Francieli Munhão Martins, secretária dos Conselhos da Assistência Social, expressou contentamento com o debate e disse que o município já se organiza , desde o ano passado, com a criação do Conselho de Combate ao Álcool e Drogas. Várias secretarias estão inseridas no fomentos de estratégias. O palestrante parabenizou Andirá por estar, segundo ele, bastante avançado nos enfrentamentos.

 

Blogs

Ver Todos os Blogs