Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Agosto de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 16/08/2018

Edição ImpressaEdição 3663

Ler Jornal
S.A.PLATINA

Prefeito apoia deputado que traiu Norte Pioneiro

Com a morte de Bernardo Carli, Zezão acerta apoio com Romanelli que levou curso de medicina para Cornélio Procópio

Comentar
Compartilhar
09 AGO 2018Por Da Redação19h55
Zezão com dois de seus secretários e um diretor no evento em apoio a RomanelliFoto: WhatsApp / Imprensa Norte Pioneiro

O prefeito de Santo Antônio da Platina, José Coelho da Silva Neto (PHS), o Professor Zezão, como é mais conhecido, participou no início da tarde de ontem (9) de um encontro político em que compareceram alguns prefeitos e lideranças do Norte Pioneiro, além de titulares de secretarias e departamentos. O evento serviu para que o prefeito manifestasse publicamente seu apoio à reeleição do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB), decisão tomada após a morte do ex-deputado Bernardo Ribas Carli, vítima de recente acidente aéreo, parlamentar que deveria receber o apoio do executivo platinense.

Luiz Cláudio Romanelli tem uma longa carreira política e neste último mandato saiu fortalecido ao assumir a liderança do governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa. Com a posse da vice-governadora Cida Borghetti (PP), substituindo o titular que renunciou ao cargo para concorrer ao Senado, o deputado deixou a liderança, mas manteve-se prestigiado, tanto que obteve do governo estadual a autorização para que a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) inicie estudos para a instalação do curso de Medicina no campus de Cornélio Procópio, proeza que contou com a colaboração fundamental do deputado federal e postulante a senador, Alex Canziani (PTB).

A divulgação do fato causou profunda indignação na região compreendida pelos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). O papel dos dois parlamentares neste episódio está sendo visto como uma traição histórica ao Norte Pioneiro, principalmente porque a região é considerada uma das mais carentes do Paraná, principalmente no segmento saúde em razão da falta de estrutura na área.

A região da Amunorpi é considerada exportadora de doentes para outros centros urbanos. A instalação do curso de Medicina abriria caminho para a viabilização de um hospital universitário que seria a redenção para o Norte Pioneiro, pois possibilitaria a implantação de especialidades médicas que reduziriam a necessidade de enviar pacientes a outros centros urbanos.

Mas este sonho foi abortado, em parte pela ação do deputado Romanelli, que agora recebe de presente o apoio do Professor Zezão e de parte de seu secretariado e diretores de departamentos, que participaram, na tarde de ontem (9), em horário que deveriam estar trabalhando na prefeitura, de evento em que ficou selado o acordo político.

Romanelli recebe apoio do prefeito de um município onde, provavelmente, seria instalada a faculdade de Medicina, não fosse a ação nefasta deste parlamentar. É em Santo Antônio da Platina que está o Hospital Regional do Norte Pioneiro, unidade referência que poderia transformar-se num hospital escola, mas isso não mais ocorrerá porque não foi dada oportunidade ao Norte Pioneiro de disputar este benefício.   

 

Blogs

Ver Todos os Blogs