Santo Antônio da Platina / PR33º21º15 de Novembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 13/11/2018

Edição ImpressaEdição 3722

Ler Jornal
CISNOP

Andirá busca recursos no Ministério da Saúde

Em encontro com o ministro Ricardo Barros, prefeita e secretária protocolam demandas do município

Comentar
Compartilhar
14 FEV 2018Por Da Assessoria20h06
Prefeita Ione e a secretária de Saúde Ednyra com ministro Ricardo BarrosFoto: Divulgação

A prefeita de Andirá, Ione Abib (PMDB), e a secretária de Saúde do município, Ednyra Godoy, estiveram em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a reunião com prefeitos e gestores de Saúde, no auditório da 18ª Regional de Saúde, no último sábado, dia 10, em Cornélio Procópio - sede do Consórcio Intermunicipal do Norte do Paraná (Cisnop) quando apresentaram as demandas e necessidades de recursos para o setor.

O ministro apresentou dados situacionais do Ministério da Saúde com  apresentação de projetos de modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) e destaque de projetos que visam ampliar as estruturas de apoio do Governo Federal aos municípios. Na ocasião o Barros apresentou um aporte financeiro de R$ 520 mil ao Cisnop. Andirá integra os 21 municípios atendidos pelo consórcio.

A prefeita de Andirá foi convidada a discursar durante o encontro. Ela parabenizou o ministro pela disponibilização do recurso e, principalmente, por permitir e fomentar a ampliação do diálogo entre os prefeitos e o ministério, aproximando, assim, os processos de articulação, apresentações de realidades situacionais e protocolo direto de pedidos. Ela ressaltou que o sucesso de tudo é ser um  bom administrador e, mesmo não sendo médico (ele é engenheiro), o ministro está sabendo cuidar da saúde com amor e sabedoria.

Ione Abib também aproveitou para agradecer os recursos já disponibilizados à Andirá, por meio das intervenções dos deputados que representam o município.

Na oportunidade a prefeita e a secretária protocolaram três requerimentos de demandas para o setor de Saúde e um para o Hospital de Andirá, buscando recursos para ampliação de atendimentos, modernização nas estruturas e melhorias na área da saúde pública na comunidade.

De acordo com  secretária de Saúde, Ednyra Godoy, o ministro foi bastante solícito com as reivindicações de Andirá. “O ministro falou da saúde no Brasil de forma geral, das mudanças feitas,  explicou muito bem sobre os repasses municipais que agora em 2018 terão novo perfil e tipos de contas. Antigamente cada recurso era em uma conta. Hoje simplificaram para apenas duas, flexibilizando as aplicações e utilização, pois a realidade de cada município é única. Falou muito do programa de informatização da saúde, ofertada pelo ministério onde teremos desde a digital do funcionário à do paciente atendido, o tempo de consulta com o médico, exames, agendamentos, resultados, enfim, tudo será único”, assinala.

Ainda segundo Ednyra, o paciente terá um aplicativo onde poderá acompanhar a sua agenda e mais ainda,  seu prontuário, onde quer que ele esteja, até mesmo fora do país. “Eu já estou me mobilizando no cadastro e adiantando para essa nova tecnologia”, relatou. “Não posso deixar de dizer que o ministro tem sido revolucionário, é paranaense, marido da vice – governadora, foi prefeito em Maringá e irmão do ex-prefeito Silvio Barros, também ótimos administradores. E é lógico que esta proximidade facilita muito a saúde do Paraná, principalmente do norte paranaense. Na verdade é excepcional a visita de Ministro, e ele, com sua humildade e fácil acesso, deixou aberto os microfones para perguntas e respondeu a todas”, complementou. 

 

 

Blogs

Ver Todos os Blogs