Santo Antônio da Platina / PR33º21º25 de Fevereiro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 11/01/2018

Edição ImpressaEdição 3514

Ler Jornal
EMPREGO

Dia D vai priorizar atendimento a pessoas com deficiência

Comentar
Compartilhar
28 SET 2017Por Da Agência Estadual de Notícias18h01

A Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos promove sexta-feira, 29,  o Dia D da Pessoa com Deficiência em 80 Agências do Trabalhador do Estado. Realizada pelo quarto ano consecutivo no Paraná, a ação tem como objetivo aumentar as oportunidades de inserção deste público no mercado de trabalho. Nesta data o atendimento será exclusivo para pessoas com deficiência e também a empresas que desejam contratar funcionários com este perfil.

O evento acontece em todo o Brasil com promoção do Ministério do Trabalho. De acordo com o órgão, 45 milhões de brasileiros vivem com algum tipo de deficiência. Apenas no Paraná são cerca de 2,5 mil pessoas, segundo o Censo 2010 do IBGE.

As Agências do Trabalhador já fazem a intermediação de vagas para as pessoas com deficiência. Entretanto, para aumentar as oportunidades para elas, a Secretaria da Justiça tem feito um trabalho de conscientização e ampliado o atendimento às pessoas com deficiência e, também, a oferta de vagas.

Em 2015, no Paraná, 1.216 pessoas com deficiência conseguiram uma vaga de emprego por meio de uma Agência do Trabalhador, o que representa 1,37% dos trabalhadores gerais. Em 2017, até agosto, já são 1.548 pessoas com deficiência inseridas no mercado por meio de uma Agência do Trabalhador – 2,16% dos trabalhadores gerais.

“Não se consegue uma mudança, uma conscientização, do dia para noite. Estamos trabalhando e obtendo resultados que vão muito além do que os números nos mostram”, disse o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior. “Pessoas no mercado de trabalho, produzindo, têm renda, consomem, fazem a economia girar. Isso sem falar nos benefícios pessoais que o trabalho traz. Este Dia D com certeza será mais uma ação de sucesso”, afirma.

Blogs

Ver Todos os Blogs