Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Novembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 13/11/2018

Edição ImpressaEdição 3722

Ler Jornal
PÉSSIMO EXEMPLO

Prefeitura ignora alerta sobre dengue e mantem pneus expostos ao tempo

Flagrante foi feito por moradores e pela reportagem da Tribuna do Vale no barracão da Secretaria de Obras de Santo Antônio da Platina

Comentar
Compartilhar
15 JAN 2018Por Da Redação19h29
Amontoados de pneus velhos permaneceram sob sol e chuva por quase trinta dias  /Divulgação 

O número de casos de dengue aumentou no Paraná. De acordo com o último boletim da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) divulgado na semana passada, entre os dias 2 e 10 de janeiro de 2018 os números saltaram de 340 para 371, sendo que 83% dos novos registros estão concentrados nas regiões norte e oeste do Estado. Os dados, no entanto, parecem não preocupar alguns setores da administração pública em Santo Antônio da Platina, que durante o recesso de fim ano manteve dezenas de pneus velhos armazenados sob sol e chuva no pátio da Secretaria Municipal de Obras.

O flagrante foi feito por moradores e pela reportagem da Tribuna do Vale entre os dias 22 de dezembro e 14 de janeiro, período em que os serviços de meteorologia registraram chuvas acima da média na região.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Everton José Panegada, trata-se de pneus inutilizados que seriam destinados para reciclagem. Porém, segundo ele, as carcaças foram solicitadas pelo vereador Luciano de Almeida Moraes (PDT), o ‘Vermelho’, antes do recesso de fim de ano, para serem utilizadas na decoração natalina do povoado da Platina. “Um pessoal indicado pelo vereador ‘Vermelho’ esteve no barracão (da Secretaria de Obras) antes do recesso e separou os pneus, mas não os levaram”, defende-se. 

O secretário admitiu que os pneus estavam ao tempo, porém, garantiu que o problema foi resolvido e que não irá se repetir. “Na manhã desta segunda-feira (15), a primeira coisa que fizemos foi recolher as carcaças no local onde habitualmente elas são depositadas para serem destinadas à reciclagem. O problema já foi discutido, e não irá se repetir”, garante.

O vereador Luciano de Almeida Moraes (PDT), o ‘Vermelho’, confirmou as informações do secretário de Obras e justificou-se. “Os pneus foram separados para serem reaproveitados pela Associação dos Moradores da Platina na decoração natalina do povoado. No entanto, em função do curto prazo para os preparativos dos enfeites e a impossibilidade de as carcaças serem entregues pela Secretaria de Obras, o projeto não avançou. Contudo, jamais teríamos a intenção de deixarmos os pneus expostos ao tempo”, assegura.

LIRA

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde de Santo Antônio da Platina, Tatiane Néspoli Cabrera, o último Lira (Levantamento de Índice Rápido) realizado no município em novembro de 2017 apresentou índice de 1,6 sendo classificado como risco médio e estado de alerta. Já o primeiro Lira de 2018, realizado nas primeiras semanas de janeiro, apresentou índice de 3,3. Porém, ainda é considerado como risco médio e estado de alerta.

Ainda conforme a diretora de Vigilância em Saúde, em 2017 foram 72 casos registrados no município com apenas um caso confirmado. Enquanto em 2018, até agora foram registrados três casos suspeitos e nenhum confirmado.

 

 

 

Blogs

Ver Todos os Blogs