Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Setembro de 2018
Jornal Tribuna do Vale - 17/09/2018

Edição ImpressaEdição 3683

Ler Jornal
IMUNIZAÇÃO

Hoje é “Dia D” contra a Dengue em Cambará

Comentar
Compartilhar
20 OUT 2017Por Gladys Santoro18h01

A terceira e última etapa da campanha contra a Dengue em Cambará começou dia 20 de setembro e termina em 27 deste mês. Hoje, em mais 29 municípios do Estado, ocorre o Dia D da vacinação contra a dengue, ou seja, data em que a área da saúde redobra os esforços em busca do público alvo.

Em Cambará, apenas o Posto de Saúde Central ficará aberto, das 8h às 17 horas preparado para receber quem já tomou a primeira e a segunda dose. O restante da equipe será itinerante, ou seja, fará busca ativa nos locais onde há maior concentração de pessoas e nos endereços de quem já tomou as primeiras doses e não apareceu para a segunda ou a terceira. Não haverá aplicação da primeira dose da vacina contra a dengue, porque ano que vem, só será imunizado quem for tomar a terceira e última dose. Ao todo, para ter a eficácia necessária, a vacina contra a dengue é feita em três etapas de seis em seis meses. Portanto, em março de 2018, quem tomar a segunda dose na campanha atual poderá fechar o ciclo.

O público alvo em Cambará é de 3.700 pessoas entre os 15 e 27 anos, que já iniciaram a vacinação e que devem fechar o ciclo nesta etapa ou na próxima, em 2018.

Segundo o chefe da Divisão da Vigilância em Saúde da 19ª Regional de Saúde com sede em Jacarezinho, Ronaldo Trevisan, a vacinação contra a dengue encontrou uma certa resistência inicialmente, mas quem tomou pelo menos uma dose, sabe que praticamente não existem efeitos colaterais e que é melhor tomar a vacina do que correr o risco de pegar dengue, mesmo porque, se for procurar pela na rede privada, a vacina não fica menos do que R$ 400 cada dose.

Blogs

Ver Todos os Blogs