Santo Antônio da Platina / PR33º21º19 de Outubro de 2017
Jornal Tribuna do Vale - 18/10/2017

Edição ImpressaEdição 3460

Ler Jornal
HEMEPAR

No Dia Mundial do Doador, Governo destaca solidariedade dos paranaenses

Comentar
Compartilhar
14 JUN 2017Por Da Agência Estadual de Notícias17h20

No Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) o Governo do Estado destaca a solidariedade dos paranaenses e personagens importantes na doação de sangue no Paraná. Em 2016, foram coletadas pelo Hemepar 175 mil bolsas de sangue. Neste ano, até agora foram 67 mil doações.

“Por meio do Hemepar, somos responsáveis pelo abastecimento de 86,7% do estoque de sangue da rede pública de saúde do Paraná para 384 hospitais entre públicos e filantrópicos, mas isso só é possível com a ajuda da população”, diz o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, são necessárias de 14 a 15 mil bolsas de sangue mensalmente no Estado. “Todo dia é um novo desafio. Precisamos de 700 a 800 bolsas de sangue diariamente no Paraná e a solidariedade de todos é essencial para cumprimos nossas metas”, afirma.

Norberto Ribas Lopes doa sangue há 46 anos. Com 20 anos estava no serviço militar e foi convidado a fazer sua primeira doação. Desde então, não parou mais. Apenas no Hemepar de Ponta Grossa o aposentado tem 51 doações registradas desde 2000. “Doar sangue é fazer o bem para outras pessoas. Mais pessoas deveriam fazer o mesmo”, fala.

Em Paranavaí, o recorde de doações é do eletricista Jair José Bortolette. Ele fez 85 doações de sangue desde 1996 – quando foi criado o hemonúcleo da região. “Tento colaborar da maneira que posso. Comecei com 36 anos, motivado por uma palestra que vi no trabalho, e quero sempre poder ajudar”, destaca.

Para doar

Para se tornar um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação; não estar gripado, com febre ou diarreia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto.

Os 22 hemonúcleos do Paraná estarão fechados nesta quinta-feira (15) devido ao feriado de Corpus Christi. O funcionamento retorna normalmente na sexta-feira (16) em Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina e Maringá. As outras unidades retornam na segunda-feira (19). Confira os endereços da rede e horários de funcionamento em: www.hemepar.pr.gov.br.

Blogs

Ver Todos os Blogs